Cambalhotas

Teatro e problemas sociais

Espetáculo “Sganarelle”, da Companhia Cambalhotas, será apresentado em São Luís no próximo sábado, às 16h, no Anjo da Guarda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Companhia Cambalhotas montou o espetáculo Sganarelle, criado por Molière há 500 anos, na França
Companhia Cambalhotas montou o espetáculo Sganarelle, criado por Molière há 500 anos, na França (Cia Cambalhotas)

São Luís receberá a visita de Sganarelle, personagem criado por Molière há 500 anos, na França. Sganarelle é um palhaço que se utiliza da comédia para satirizar problemas sociais. O personagem ganhará vida devido ao projeto da Companhia Cambalhotas, contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2015 e apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura. A estreia será sábado, 22, às 16h30, na Praça do Viva do Anjo da Guarda.

A Companhia Cambalhotas levará o espetáculo para diversos bairros de São Luís até fevereiro de 2017. Escolas e praças públicas serão alguns dos locais que receberão a visita de Sganarelle e sua turma em apresentações que agregam humor às dificuldades vividas no cotidiano das pessoas.

“O Sganarelle é um palhaço. É o resquício que vem da França. Ele está dentro desse universo dos comediantes, dos sátiros. Ele conserva isso. Então, vamos colocá-lo na rua. Além de ser um palhaço e de trabalhar isso muito corporalmente, ele é o povo. Ele é um espetáculo que não tem um apelo infantil. Claro que o público infanto-juvenil pode assistir, mas é um espetáculo adulto porque ele tem crítica social bem forte e o Sganarelle se identifica com a população. Ele é a voz do povo e também carrega dentro dele várias simbologias”, explicou Waldemir Nascimento, diretor do espetáculo.

O personagem principal do espetáculo será interpretado pelo ator Edson Lima. Para vivenciar Sganarelle, Edson precisou de muita preparação, inclusive chegou a passar fome. “Sganarelle tem uma relação com a fome, ele sente fome. Então, tudo o que ele vê, ele quer comer. E aí eu passei um dia com fome. Jantei mal à noite, não tomei café e nem almocei no dia seguinte. Vim para o laboratório para ser filmado e só fui comer às 17h, para eu sentir, de fato, o que é sentir fome”, contou o ator.

Serviço
O quê Espetáculo Sganarelle

Quando Sábado, 22, às 16h30

Onde Anjo da Guarda

PROGRAMAÇÃO

Novembro
Dia 5 – Anjo da Guarda - 16h30
Dias 8, 9, 10 e 11 – C.E. Mário Meireles, C.E. Lúcia Chaves, C.E. Antônio Ribeiro
da Silva e C.E. Vicente Maia
Dia 11 – Praça Nauro Machado - 19h
Dia 18 – Praça Deodoro - 17h30

Dezembro
Dia 2 – Praça Deodoro - 17h30
Dia 8 – Largo do Teatro (Anjo da Guarda) - 16h30
Dia 9 – Praça Nauro Machado - 19h

Janeiro
Dia 13 – Praça Deodoro - 17h30
Dia 20 – Praça Nauro Machado - 19h
Dia 21 – Cia Cambalhotas
(Anjo da Guarda) - 16h30

Fevereiro
Dia 4 – Largo do Teatro (Anjo da Guarda) - 16h30
Dias 11 e 18 – Cia Cambalhotas
(Anjo da Guarda) - 16h30

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.