In natura

Moradores do Vinhais denunciam estação de tratamento de esgoto

Segundo eles, esgoto in natura é despejado na natureza, ao contrário do que foi informado na ocasião da obra; o mau cheiro é constante, assim como a morte de animais silvestres e mangue; diante da situação, eles foram à Promotoria de Meio Ambiente

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Moradores reclamam do mau cheiro causado pelo esgoto in natura que sai das manilhas do ETE Vinhais
Moradores reclamam do mau cheiro causado pelo esgoto in natura que sai das manilhas do ETE Vinhais (ETE Vinhais)

Moradores do bairro Recanto Vinhais que vivem perto da recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vinhais estão reclamando do mau cheiro que está vindo da água bombeada pela estação para um dos braços do Rio Anil, que passa pela localidade. Segundo eles, a água, que deveria ser despejada tratada na natureza, é na verdade esgoto in natura, fato que pode ser comprovado pelo odor e pela cor do produto que sai dos canos.

Um grupo de moradores muito incomodados com a situação e sem receber apoio ou respostas das autoridades competentes resolveu ir, em comissão, até a Promotoria do Meio Ambiente protocolar uma denúncia formal sobre a situação. “A obra foi iniciada e, agora, após a sua inauguração, estamos sofrendo danos extremos que nos foram ocultados pelos executores da obras, morte de animais silvestres, morte de parte dos mangues, caranguejos, peixes, jacarés, entre outras calamidades”, ressalta o documento.

Segundo Catarino Silva Filho, morador da região, quando os técnicos da empresa responsável pelas obras e os engenheiros da Caema foram conversar com eles a respeito da obra, afirmaram que o esgoto tratado, que iria sair dos canos da estação, serviria até mesmo para consumo humano e que não haveria nenhum dano ao meio ambiente. “Mas não é isso o que a gente vê. As pessoas já estão ficando doentes aqui”, afirmou.

Essas doenças a que ele se referem são decorrentes do forte mau cheiro que tem saído dos canos: dor de cabeça, tontura, vômito e um mal-estar constante. Em suas palavras, eles estão sendo atormentados, a tal ponto que não conseguem mais fazer as refeições e nem dormir por conta do odor.

Outro morador, Ivan Carlos Barbosa Santos, destaca ainda que a situação piora quando as bom­bas são ligadas e começam a jogar a água no rio. Neste momen­to, que geralmente ocorre no final do dia, o cheiro se torna realmente insuportável. Pior mesmo ficam as casas em que no fundo foram montadas caixas de suspiros, que servem para retirar o ar de dentro do encanamento. Nesses pontos, o cheiro é de um monte de fezes.

Estação
A ETE Vinhais foi inaugurada em 8 de agosto deste ano pelo governador Flávio Dino, na presença do secretário nacional de Saneamento, Alceu Segamarchi, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles. A construção da Estação foi uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um investimento planejado há alguns anos, com ajuda do Governo Federal.

A ETE Vinhais está entre as maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste. Ocupando uma área de 3,1 hectares, vai atender a 48 bairros, beneficiando, assim, cerca de 350 mil moradores. Com o completo funcionamento, terá capacidade de tratar 1.200 litros de esgoto por segundo. Nesta primeira etapa, tem a capacidade de tratar 700 litros por segundo. A previsão é de que 40% dos esgotos da cidade passem por lá.

Até o fechamento desta página, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) não havia respondido aos questionamentos.

NÚMERO

95% do esgoto que passa pela ETE deveria ser tratado, antes de jogado de volta à natureza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.