Manifestação

Estudantes ocupam escola no Maranhão em protesto contra polêmica PEC

Alunos se mobilizam também contra MP da Reformulação do Ensino Médio e a chamada "Lei da Mordaça"; ocupações ocorrem em todo o país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Alunos ocupam IFMA Codó
Alunos ocupam IFMA Codó (ifma codó)

CODÓ - Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Codó, no interior do Maranhão, ocupam a instituição em protesto contra a Medida Provisória da Reformulação do Ensino Médio, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e o Projeto de Lei Escola Sem Partido.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem os alunos aderiram a manifestação que ocorre em quase 800 escolas e universidades do país, de acordo com levantamento divulgado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes).

A reforma do Ensino Médio foi anunciada em setembro pelo governo Michel Temer (PMDB) e, desde então, vem motivando diversos protestos de estudantes pelo país. Já a PEC 241, que estabelece limites para os gastos públicos, teve a redação aprovada nesta terça-feira (18). Agora, a matéria volta ao plenário da Câmara para votação em segundo turno. O objetivo da base do governo é votar a PEC a partir da próxima segunda-feira, 24. Caso aprovada, a proposta segue para o Senado.

O Projeto de Lei do Escola sem Partido, chamado popularmente de "Lei da Mordaça", por sua vez, é idealizado para combater uma suposta doutrinação de esquerda que professores praticariam nas escolas. Tramita no Congresso e em Assembleias Legislativas e quase todos reproduzem o texto do programa que veda o ensino de "conteúdo que possa estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais e responsáveis".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.