Silêncio dinista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Logo no primeiro dia após o primeiro turno das eleições, o governador Flávio Dino (PCdoB) chamou a imprensa para uma coletiva em que garantiu que tomaria posição neste segundo turno em São Luís. Para a imprensa, ficava claro que o posicionamento do governador seria ao lado do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), seu aliado histórico. Passados exatos 15 dias, o governador mantém-se em silêncio sobre o pleito na capital maranhense.
Na sexta-feira, porém, Dino manifestou-se sobre o assunto em encontro com os prefeitos eleitos pelo PCdoB, no Palácio dos Leões. E garantiu a alguns que perguntaram sobre o assunto que sua ideia agora é manter-se neutro, como ocorreu no primeiro turno. O comunista ressalta que o apoio a Edivaldo já se dá com as parcerias nos programas “Mais Asfalto” e “Interbairros”. E lembra que Eduardo Braide foi líder de sua bancada na Assembleia Legislativa, o que o posiciona como aliado do governo.
O PDT apostou suas fichas na vitória de Edivaldo Júnior ainda no primeiro turno, exatamente para evitar a dependência da ajuda de Flávio Dino. Mas, na época, apostava-se que o segundo turno seria com Wellington do Curso (PP) e não com Eduardo Braide, o que forçaria o governador a entrar na disputa, já que não havia sido incluído entre os candidatos do chamado consórcio dinista.
Eduardo Braide surpreendeu toda a classe política e deixou em dúvida o próprio Palácio dos Leões, com sua chegada ao segundo turno. E a própria postura do candidato neste segundo turno tem forçado o governador a um silêncio.
Edivaldo Júnior, por sua vez, também busca novos aliados, inclusive entre os atuais oposicionistas maranhenses. E aposta na militância do PDT para suprir a ausência do governador em suas ações de campanha.

Ataques
O secretário de Comunicação do governo Flávio Dino (PCdoB), Márcio Jerry (PCdoB), reagiu com virulência ontem à revelação de O Estado sobre o aumento do orçamento da pasta.
De acordo com dados da Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2017, serão R$ 15 milhões a mais do que neste ano.
Sem argumentos para contestar a informação, o comunista passou a manhã atacando o jornal e o jornalista Gilberto Léda, como já é seu costume.

Média
O destempero verbal do principal auxiliar do governador Flávio Dino (PCdoB) pode ter uma explicação: a revelação de uma estratégia dos comunistas.
É que no primeiro semestre de um ano eleitoral, o gasto do governo com publicidade deve ser igual à média desse gasto no primeiro semestre dos três últimos anos que antecederam o pleito.
O Governo do Maranhão, então, quer aumentar o orçamento da comunicação em 2017 para garantir uma média maior em 2018, ano em que Flávio Dino tentará a reeleição.

Militância
O PDT reuniu-se sábado em uma espécie de encontro de injeção de ânimo na campanha do prefeito Edivaldo Júnior.
A pesquisa Ibope acendeu a luz amarela no comitê de campanha e mobilizou as lideranças do partido.
Presidente da legenda, o deputado federal Weverton Rocha disse que vai mostrar a Eduardo Braide “toda a força da militância pedetista”.

Com Edivaldo
Um dos tucanos mais próximos ao ex-prefeito João Castelo (PSDB), o vereador reeleito Gutemberg Araújo aderiu ontem à campanha de Edivaldo Júnior.
Araújo foi secretário de Saúde na gestão de Castelo e chegou a ser seu companheiro de chapa nas eleições de 2000.
O vereador foi o único do PSDB eleito nas eleições do início de outubro.

Com Braide
O vereador eleito César Bombeiro (PSD) foi incluído semana passada em uma lista de apoiadores do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).
Ontem, porém, ele se manifestou publicamente, declarando apoio ao deputado Eduardo Braide (PMN).
Bombeiro era do PT, mas deixou a legenda após desencantar-se com o governo Flávio Dino (PCdoB).

Beliscou
O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) provocou o senador Roberto Rocha (PSB) ontem, no Legislativo Estadual, ao criticar a pesquisa realizada pelo Ibope em relação ao segundo turno de São Luís.
Ele afirmou que o instituto errou em 2014, quando avaliou o cenário para o Senado da República, que apontava Gastão Vieira (PROS) à frente de Rocha e sentenciou:
- Neste caso, era melhor ter acertado.

Caos
A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) denunciou ontem caos no Hospital Getúlio Vargas ocorrido na semana passada.
Ela informou que de quarta-feira a sábado oito pacientes internados na UTI da do hospital podem ter morrido por falta de oxigênio. A informação - disse a deputada - é de funcionários do hospital.
Ela contou o relato apresentado pelos funcionários da unidade, que ainda conseguiram transferir dois pacientes para o Carlos Macieira e uma UPA.

E MAIS

• O prefeito Edivaldo Júnior não compareceu ontem ao debate do CRM e não deve participar quinta-feira do debate na TV Guará.

• Eleito em Santa Rita e um dos primeiros a declarar apoio a Eduardo Braide, o comunista Hilton Gonçalo tem sido um dos articuladores da campanha do deputado.

• O deputado Edivaldo Holanda, pai do prefeito de São Luís, nem aceita mais sentar na mesma mesa com o secretário Márcio Jerry.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.