Presídio

Presidente do STF critica Penitenciária de Pedrinhas

Ministra Cármen Lúcia, em entrevista na noite desta segunda-feira (18) a uma TV, analisou a situação do presídio; ela visitou o estado recentemente

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Presídio de Pedrinhas em cenário de caos revelado pela BBC
Presídio de Pedrinhas em cenário de caos revelado pela BBC (pedrinhas bbc)

SÃO LUÍS - A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, criticou na noite desta segunda-feira (18) o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. A ministra, em entrevista ao programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura, de São Paulo, lembrou que esteve no estado recentemente e esteve nas instalações do presídio.

Cármen Lúcia disse que as visitas aos presídios são "muito doídas" e que é preciso pensa em uma alternativa, pois todos são "muito ruins". Ela, então, citou o caso da Penitenciária de Pedrinhas. "Pedrinhas supostamente foi criada como se fosse uma penitenciária para que ali se pudesse ter uma produção em cima de uma pedreira?Pedrinhas é isso: uma penitenciária agrícola. Como agrícola? No meio de uma pedreira?", questionou.

A ministra afirmou que é necessário mudar o cenário. "Só para se ter uma ideia, nós estamos entre os povos com maior índice de assassinato do mundo. Um preso brasileiro tem quatro vezes mais chances de morrer do quem está fora da cadeia. Há de se dizer que estamos vivendo uma situação de grandes desafios", analisou.

Em agosto a ministra esteve no Maranhão e reuniu-se com o governador do Maranhão, Flávio Dino, e, em seguida, visitou as instalações da Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, no Fórum Desembargador Sarney Costa. Ela também fez visita surpresa ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas para conhecer a realidade dos presos.

No início deste mês, o site da BBC Brasil publicou matéria relatando a precariedade em que vive a população carcerária maranhense e ainda disponibilizou fotos que retratam a superlotação e cela de castigo em Pedrinhas. O site afirmou ainda que o Governo do Estado não contestou a veracidade das imagens, mas disse que "problemas estruturais históricos" das prisões locais vêm sendo sanados e que na atual gestão o número de mortes em Pedrinhas despencou. Foram seis fotos de três unidades prisionais de Pedrinhas recebidas pela BBC Brasil e os autores pediram anonimato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.