Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
O PRESIDENTE da Fiema e diretor da FBHA, Edilson Baldez das Neves, com o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio de Abreu
O PRESIDENTE da Fiema e diretor da FBHA, Edilson Baldez das Neves, com o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio de Abreu
A cantora Waleska, a “Rainha da Fossa”
A cantora Waleska, a “Rainha da Fossa”

Baldez na FBHA
Empresário do ramo de hotelaria, o presidente da Fiema e diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Edilson
Baldez das Neves, participou no início de outubro de uma reunião da diretoria da entidade hoteleira
no Rio de Janeiro.
O Rio Centro foi o palco do encontro, dentro da programação do Sirha Rio (Le Salon international de la restauration, de l’hôtellerie et de l’alimentation), maior evento de gastronomia, hotelaria e
foodservice do mundo, que teve
sua segunda edição.
Baldez visitou a feira, onde conheceu as últimas tendências nos setores de foodservice e hotelaria, e participou da reunião de trabalho da entidade que discutiu assuntos de interesse do setor como projetos de lei, Ecad e situação das gorjetas, além de assuntos internos da Federação.

“Fossa” perde Waleska
A música de fossa no Brasil está de luto com a morte da cantora Waleska, a “Rainha da Fossa”, assim batizada
por Vinicius de Moraes.
A artista, que tinha 75 anos e numerosos amigos em São Luís, há três anos lutava contra um câncer no pâncreas. E na última
sexta-feira foi vencida pela doença, fazendo calar uma das vozes marcantes
dos anos 1970.
Em 55 anos de carreira, Waleska lançou mais de 20 discos e interpretou grandes compositores da MPB.
Ela foi intérprete de canções de Tom Jobim, Ary Barroso e Cartola e, segundo Vinicius, “sempre tinha a canção certa para a dor exata”.

“Fossa” perde Waleska 2
Grande amiga deste Repórter PH, foi ela quem promoveu minhas pazes com Maysa Matarazzo, na boate Fossa, em Copacabana, que ficou conhecida pelos seus frequentadores ilustres, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o jornalista Carlos Lacerda.
Explico: eu havia levado um “cano” da cantora em São Luís, que já em crise com o marido, André Matarazzo, veio fazer um show no Casino Maranhense, em festa que promovi com Genu Moraes, e na hora do espetáculo, simplesmente não apareceu, pois tinha bebido “todas” no Hotel Central. É claro que fiquei no prejuízo, que só recuperei depois que fizemos as pazes e ela aceitou vir cantar no Jaguarema sem me cobrar cachê.
Há dois anos, Waleska veio a São Luís cantar num almoço oferecido por Amaro Santana Leite no antigo restaurante Manú.
Foi a última vez que ela cantou para os seus amigos do Maranhão.

São Gonçalo
A Festa de São Gonçalo, temática do folclore brasileiro preservada em municípios da Baixada Maranhense, inspirou o desembargador Lourival Serejo a compor o livro “O Baile de São Gonçalo”, cuja segunda edição acabou de sair, revisada e ampliada.
Para a publicação desta segunda edição, Serejo viajou até Amarante e Fátima, ambas cidades em Portugal, para colher novos elementos e conhecer de perto a igreja de São Gonçalo e também a devoção
do povo local.
O magistrado estendeu sua pesquisa aos municípios maranhenses de São João Batista, Penalva, Cajari e São Vicente Férrer, concluindo que esses rituais assemelham-se bastante
naquelas regiões. Na primeira edição, a pesquisa concentrou-se nos bailes da cidade de Viana,
terra natal do autor.

Reforma política
Com calendário apertado diante de um tema que já provocou numerosos debates no Congresso, a Câmara terá, a partir desta semana, mais uma comissão especial. Desta vez, para tratar da reforma política.
Novas mudanças nas regras eleitorais são um consenso
entre os partidos, principalmente após as eleições municipais deste ano, as primeiras sem doações de empresas às campanhas. A impossibilidade do retorno do financiamento empresarial parece ser bandeira unânime.

Reforma política 2
No entanto, existem divergências em relação ao sistema de votação e à necessidade de endurecimento das regras eleitorais.
Relator do último colegiado a discutir reformas eleitorais na Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende mudanças no sistema eleitoral após a derrubada do financiamento empresarial de campanhas.
Para ele, o melhor modelo para acompanhar a mudança na regra das doações é a votação em lista fechada, na qual os eleitores votam nos partidos e cada legenda define internamente quem ocupará as vagas no parlamento.

Nany em “Caros Ouvintes”
No elenco do espetáculo “Caros Ouvintes”, que será apresentado em três sessões no próximo fim de semana no Teatro Arthur Azevedo, estará Nany People, que, atualmente, faz divertidas participações especiais no programa de Xuxa Meneghel, na TV Record.
Na peça, People encena o papel de uma atriz que teve seu apogeu e agora reluta em reconhecer que sua época já passou. Aparentemente simpática e inofensiva, ela personifica o pensamento preconceituoso de muitas pessoas. A peça é um grande sucesso no Brasil e está trazendo um time de oito atores para São Luís.

“Outubro Rosa” no Sebrae
Dentro da temática “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção ao câncer de mama, uma série de atividades acontece nas empresas que atuam no Maranhão ao longo deste mês. Uma das programações é a elaborada pela empresa D Andrade, de Daniella Andrade, que amanhã promoverá Roda de Conversa no Sebrae com a psicóloga Enezita Vieira e a nutricionista Camila Brito. Elas farão uma associação entre o combate à doença e a saúde mental de quem passa por esse processo e até dos familiares, mostrando o quanto a alimentação é fundamental na prevenção e recuperação.

TRIVIAL VARIADO
A Fiema, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo, em parceria com a Rede CIN, vai oferecer, no dia 20 deste mês, o curso “Como se preparar para o mercado internacional”, em seu Salão Nobre.

Será no dia 20 a apresentação de atividades culturais alusiva às comemorações de aniversário de 50 anos da Universidade Federal do Maranhão, com a participação de grupos, companhias e artistas maranhenses convidados,
no Teatro Arthur Azevedo.
O presidente Michel Temer disse, no fim de semana, na Índia, que o Brasil começa a entrar nos trilhos. Em discurso para chefes de
Estado e de Governo do Brics, ele ressaltou que as previsões para a economia brasileira em 2017 melhoraram e que o Fundo Monetário Internacional estima o fim da recessão e a volta do crescimento econômico no próximo ano.

Depois de anos fechada para restauração, a biblioteca mais antiga do mundo está prestes a
ser reaberta para o público
em geral. Localizada na cidade de Fez, no Marrocos, a Biblioteca Qarawiyyin foi construída no ano de 859, e deve retomar suas atividades até o fim de 2016.

O Centro Infantil Vila das Letras promove de hoje até sexta-feira a “Semana da Alimentação Saudável”, com atividades alusivas ao
Dia Mundial e ao Dia Nacional da Alimentação, comemorados, respectivamente,
em 16 e 21 de outubro.

DE RELANCE

MBA Inédito
Mostrando mais uma vez porque é referência no Maranhão para educação continuada de qualidade, o Isan/FGV abre a primeira turma para o MBA em Gestão Comercial. O objetivo é desenvolver nos participantes uma visão integrada e estratégica das atividades comerciais para que possam assumir uma postura estratégica frente aos desafios de suas áreas e aos apresentados pelo mercado. E para marcar o lançamento do MBA inédito, o Isan/FGV
realiza a palestra “Como enfrentar tempos difíceis e continuar vendendo”, ministrada pelo coordenador executivo da FGV, João Vilhena,
nesta quarta-feira, às 19h, na sede do Isan.

50 tons de Bethânia
Será no dia 22 de outubro, às 20 horas, no Cine Teatro da Cidade, antigo Roxy, o show 50 tons de Bethânia com Marco Duailibe. O espetáculo terá a participação especial de Alessandro Batista, Anna Torres, Anna Claudia, Fernando de Carvalho, Henrique Duailibe, Heriverto Nunes, Mauro Cesar, Simone Mouzzy, Ticiana Duailibe e Uimar Jr. A direção musical é do Wesley Souza. E a direção artística, de Suassuna Filho.

PEC do Novo Regime Fiscal
Nos últimos dias, só se fala na “PEC do Novo Regime Fiscal”. Aliás, em países que adotaram mecanismos de controle de despesas similares a essa Proposta de Emenda à Constituição foram bem-sucedidos, conseguindo melhorar seus balanços orçamentários e apresentando uma maior capacidade de fazer políticas fiscais anticíclicas. É o que revela levantamento realizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que analisou regras adotadas por 29 países entre 1985 e 2013.

Campeonato de Kitesurf
A quinta edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf será realizada nos dias 22 e 23 deste mês, em São Luís. No primeiro momento, serão realizadas as duas primeiras etapas, nas categorias downwind e regata bidirecional. O cenário escolhido é o circuito entre a Praia do Meio e as praias ao longo da Avenida Litorânea. Na categoria downwind, a corrida é a favor do vento, enquanto que na regata bidirecional, a competição consiste em um circuito contra e a favor do vento.

Fonte quase seca
A recessão derrubou a arrecadação e afetou repasses do Fundo de Participação dos Municípios. A crise tende a se agravar porque não há perspectiva de melhora nas receitas em curto prazo. A penúria financeira foi um dos motivos que levou 1 mil e 200 prefeitos a desistirem de tentar a reeleição.

Recordes
Ao navegar pelos ventos favoráveis dos bons negócios, a empresa Amorim Coutinho Incorporação e Construção busca atingir recordes de venda. A aposta é o Condomínio Residencial Cidade Jardim, localizado em Paço do Lumiar: um empreendimento totalmente diferenciado, tanto pela quantidade de área verde planejada por paisagista, quanto pela excelência dos imóveis que utiliza de maneira moderna e racional
os espaços construídos.

Vamos refletir com Aristóteles Onassis:
“Não ser descoberto numa mentira é o mesmo que dizer a verdade”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.