Transtorno

Lentidão em obra no retorno da Forquilha causa reclamação

Pessoas que moram e trabalham na área estão se sentindo prejudicadas pela grande quantidade de poeira, que provoca sujeira nas casas e prejudica a saúde; Sinfra diz que obra deve ser entregue em dezembro deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Rua em obra na área do retorno da Forquilha: poeira levantada por veículos e água retida são problemas
Rua em obra na área do retorno da Forquilha: poeira levantada por veículos e água retida são problemas (obra na Forquilha)

As obras de drenagem e pavimentação na Forquilha prometem melhorar o trânsito na região, que é uma das mais problemáticas da cidade, principalmente em horários de pico, quando a concentração de veículos chega a ocasionar engarrafamentos quilométricos. Contudo, para quem trafega diariamente pela área, mora ou trabalha por lá, já era para o trabalho estar bem mais adiantando ou próximo do fim.
A atendente Alba Silva é uma das pessoas que se sentem prejudicadas com a lentidão da obra. Ela trabalha em uma padaria que fica em frente à Estrada da Maioba, onde estão sendo realizadas obras de drenagem. Segundo contou, parece que só há trabalho no canteiro em dias específicos. No sábado, dia 15, por exemplo, eles estavam trabalhando. O que não ocorreu ontem pela manhã. Para ela, esse atraso no serviço só serve para prejudicar quem tem que estar ali todos os dias. “Eu mesma estou ficando doente com toda essa terra que sobe. Quando bate um vento forte é que vem mesmo a terra. Nada fica limpo aqui”, reclamou ela, passando o dedo sobre o balcão para mostrar o acúmulo de poeira.

Reclamação
Um pouco mais à frente, a empre­sária Jessica Santos, que vende roupa, também reclamou que tem adoecido por conta da poeira que se estende por vários metros. Segundo ela, os responsáveis pela obra poderiam ter pelo menos colocado o asfalto antes de liberar as vias para o tráfego de veículos, já que os carros passando contribuem para a poeira se espalhar.
Outro ponto que está causando transtornos é o acúmulo de lixo nos canteiros centrais. Tem gente afirmando que há 15 dias o caminhão de coleta não passa para levar os dejetos e entulhos, o resultado é que o container está completamente cheio e as pessoas já depositam o lixo no entorno dele.

Posicionamento

Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), as obras de drenagem, pavimentação e mudanças no traçado geométrico da rotatória da Forquilha irão melhorar a mobilidade urbana na região, onde há constantes congestionamentos por causa de um grande fluxo de veículos, concentrado principalmente em quatro vias: as rodovias MA-201 e MA-202 e as avenidas Jerônimo de Albuquerque e Guajajaras.
O serviço, sob responsabilidade do Governo do Estado, está orçada em R$ 8,4 milhões e consiste na recuperação de ruas, construção de rede de drenagem profunda e superficial e um novo traçado geométrico na rotatória da Forquilha, que vai modificar a circulação de carros.
Na rotatória, os veículos terão passagem livre no sentido em direção a São José de Ribamar e Centro de São Luís. Quem vai seguir nas outras direções, utilizará retornos de quadra, sinalizados com semáforos. Ruas paralelas e transversais das avenidas também serão recuperadas e pavimentadas, para que os motoristas tenham opções de tráfego, desafogando os pontos mais congestionados. Ao todo, 11 vias estão re­cebendo as melhorias na Forquilha. O término das obras está previsto para dezembro deste ano.

NÚMEROS

11

Vias estão recebendo melhorias na área do retorno da Forquilha

R$ 8,4 milhões - é o valor do orçamento dos serviços que estão sendo executados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.