Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
ENCONTRO festivo, sábado passado, em Brasília, na residência do jornalista Antonio Carlos Lima e Sandra Batalha. Com eles, que receberam para almoço, são vistos Mariana e Marilene Dias e Teresa Martins, que está passando alguns dias na Capital Federal
ENCONTRO festivo, sábado passado, em Brasília, na residência do jornalista Antonio Carlos Lima e Sandra Batalha. Com eles, que receberam para almoço, são vistos Mariana e Marilene Dias e Teresa Martins, que está passando alguns dias na Capital Federal

Aquarismo
A Terra Zoo movimentou o setor de aquarismo de sua loja na Cohama com duas palestras. A primeira sobre “Aquarismo Básico”, com técnicas para iniciantes, proferida por Ewerton Filho, aquarista com mais de 25 anos de experiência, e gerente do setor de aquarismo
das lojas Terra Zoo.
A outra sobre “Aquarismo Avançado”, com a apresentação dos produtos da MICROBE-LIFT, e o palestrante Sérgio Gomes, empresário do ramo
de aquarismo e autor de vários livros, entre eles “O aquário marinho de rochas vivas”.

Olhando adiante
A cada aferição sobre a qualidade do ensino no País, chega-se à página da descrença no futuro.
As crianças que não cumprem satisfatoriamente os primeiros anos de escola terão dificuldades ainda maiores quando forem adolescentes.
Poucos alcançarão a Universidade, situação que se refletirá na inclusão desses jovens no mercado de trabalho.

Dia do Pão
Ontem, Dia Mundial do Pão, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís, em parceria com o Sesi e os Moinhos Cruzeiro do Sul,
promoveu passeio ciclístico na Avenida Litorânea.
A ação integrou iniciativa em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria para valorizar o pão como
alimento nutritivo e desmistificar que engorda. A ação em São Luís contou com o apoio e participação de
mais de 40 panificadoras.

Culpa da crise
Dados do 1º turno indicam que mais de 40% dos atuais prefeitos do Maranhão ou não foram reeleitos ou não elegeram os sucessores.
A culpa não foi de costuras políticas mal alinhavadas e sim da crise financeira em que se encontram os municípios, com raríssimas exceções.
No geral a bruxa esteve solta em todas as regiões do Estado. E a safra de 2016 ainda pode se sair pior que a atual.

Repatriação de recursos
A área econômica do governo federal emitiu uma boa notícia para estados e municípios: a possibilidade de partilhar parte da arrecadação obtida com a cobrança da multa no programa de repatriação de recursos não declarados ao Exterior.
Pelas regras atuais, o programa prevê o pagamento de 15% de Imposto de Renda e 15% de multa.
Do total da arrecadação com o IR, 49% são divididos com Estados (21,5%), (24,5% municípios), além de 3% para o desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A multa é 100% destinada à União, mas o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já acenou que pode começar a dividi-la quando a arrecadação total do programa superar R$ 50 bilhões.

Anna Torres em “Voilà Paris”
Quem em breve desembarcará em São Luís é a cantora Anna Torres, maranhense radicada em Paris, onde experimenta uma badalada carreira musical.
A artista retornará a sua terra para um show especial no
Teatro Arthur Azevedo, o qual batizou de “Voilà Paris”.
A apresentação contará com
as participações especiais dos cantores Cecília Leite, Mano Borges, Marco Duailibe, Samuel Jafé e Alessandra Queiroz.

Horário de Verão
Já começou o horário de verão 2016 no Brasil, mas o Maranhão não está entre os estados que adiantaram o relógio em uma hora. No entanto, alguns
serviços sofrerão alteração no horário de funcionamento.
As agências bancárias e seus correspondentes estarão até o dia 19 de fevereiro de 2017 com o horário diferenciado, abrindo às 9h da manhã e fechando
às 15h. Já os Correios cumprirão o horário normal local, mas os serviços de postagem funcionarão no horário de Brasília.
Passagens de avião são impressos em horário local, mas para evitar transtornos, o passageiro deverá tirar dúvidas com as respectivas
empresas aéreas.

Estrelas do Jazz e Blues Festival
Vem aí mais uma edição do “São José de Ribamar Jazz e Blues Festival”, nos dias 4, 5 e 6 de novembro. As maiores estrelas são Taryn Spilman (aquela diva que canta a música Livre Estou, do filme Frozen), Ceumar e o grupo Dobrando a Carioca, formado por Zé Renato (Boca Livre), Jards Macalé, Moacyr Cruz e Guinga. O festival também terá duas oficinas, sendo uma de guitarra, ministrada por Marcus Lussaray, e outra de musicalização com recursos digitais, a ser ministrada por Ivaldo Guimarães.

TRIVIAL VARIADO
O cardiologista José Benedito Buhatem amanhece hoje na África do Sul, acompanhado da esposa Ana Elvira. Ele foi participar de um congresso médico internacional sobre sua especialidade.

Cada deputado tem direito a um montante de R$ 15,7 milhões em emendas e 50% desse total é, obrigatoriamente, destinado à Saúde, dado o caráter impositivo. A outra metade é para livre escolha do parlamentar.

A cada dois anos, a democracia eleitoral não trata dos temas cruciais. A maioria dos candidatos se limita a promessas e maquiagens.

Aumenta o número de eleitores que concluem: a política com muita bílis leva a nada.
Cintia e Fernando Motta reúnem os amigos mais íntumos, em seu belíssimo apartamento na Península da Ponta d´Areia, amanhã, para comemorar os 88 anos da matriarca Hertha Klamt.

Com o tema “Odontologia Multidisciplinar: Saúde e Estética”, será realizada, de 26 a 28 de outubro, no Rio Poty Hotel e nos laboratórios Pré-clínicos e Núcleo de Especialidades Odontológicas do Instituto Florence, a V Jornada Acadêmico-Científica de Odontologia e a I Jornada
Acadêmica Internacional.

A primeira Love Run Brasil (Corrida de Casais) será lançada amanhã, às 9h, no Cinema do Shopping da Ilha. Trata-se de uma marca nacional e é a corrida mais apaixonante do país.

DE RELANCE

Domingo em SP
O domingo foi de festa em São Paulo para dois aniversariantes do Maranhão: o advogado Eli Medeiros (que nasceu na Paraíba mas constituiu uma bela família neste Estado) e a top model Bianca Klamt, que nasceu em São Luís e é filha de dois gaúchos e também neta de gaúchos. Cada um comemorou a data com sua turma. Eli e Rose Medeiros embarcam hoje para a Austrália e Nova Zelândia, com Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá. Passam três semanas viajando.

Idolatria de Suplicy
Se já era fã do cantor Bob Dylan (EUA), ganhador do Prêmio Nobel de Literatura deste ano, o ex-senador e vereador eleito por SP, Eduardo Suplicy (PT), agora é que não vai parar de cantar um dos maiores sucessos do seu ídolo, “Blowin’ in the Wind”, que entoou no Senado dezenas de vezes.

Barbosa já era
Os “dias de glória” do ex-ministro Joaquim Barbosa ficaram para trás. Ele teve o nome lembrado até para presidente da República após relatar no STF o processo do mensalão. Hoje, distante dos holofotes, virou um simples advogado. Nos lugares em que esteve recentemente para participar de encontros ma área do Direito, praticamente foi ignorado pela mídia
nativa. Que isto sirva de exemplo a Sérgio Moro, o popularíssimo (hoje) juiz da Lava Jato.

A língua não deixa
Ciro Gomes (PDT) poderia ser, de novo, uma alternativa de centro-esquerda à sucessão presidencial de 2018, mas a língua não deixa. Após ter dito que Lula “começou a brincar de Deus” e que Michel Temer é um “golpista salafrário”, chamou de “vagabundo” o capitão Wagner, candidato do PR a prefeito de Fortaleza. O capitão comandou a greve da PM no governo Tasso Jereissati (PSDB) e hoje recebe o apoio do senador.

O que fazer
Durante décadas, os estados estenderam o chapéu para receber migalhas da União. Governos e parlamentares esqueceram de insistir para que a divisão injusta de tributos fosse corrigida. O passeio dos impostos a Brasília e o retorno em conta gotas precisa entrar na pauta de debates para não mais sair.

Senso prático
O pragmatismo vem de longe: surgiu e cresceu no século 19 com um grupo de especulação filosófica, congregando destacados acadêmicos norte-americanos. Resume-se na adoção da utilidade prática como critério da verdade. É também conhecido como estratégia de resultados. Ressurge toda a vez em que há eleição em 2º turno.

Mudou a expressão
Negócio fechado, antes do começo da crise econômica, tinha o sentido predominante de acordo bem sucedido. Agora, a expressão ganha ênfase como porta cerrada. Consequência do alto preço dos aluguéis, do desemprego que inibe os consumidores e da queda nas vendas.

Necessidade do controle
Toda a vez que anunciam o acréscimo de mais um Estado na lista dos falidos, administradores responsáveis lembram um ditado: “O que não se mede, não se gerencia”. Quando o dinheiro público anda solto, iguala-se a uma jamanta descendo a ladeira sem freios.

Dois meses e meio
Os administradores que renovaram ou conquistaram mandatos têm pela frente dois meses e meio que não podem ser desperdiçados. Devem iniciar de imediato as negociações e acelerar planos para encaminhar as medidas mais urgentes. A partir da posse já será tarde.

Vale refletir com Mario Quintana:
“A maior conquista do pensamento ocidental foi o emprego das reticências”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.