Nova sinalização

Faixa para ônibus será implantada na região central de São Luís

Medida, de acordo com a SMTT, servirá para padronizar a circulação dos coletivos; outras duas avenidas da cidade também receberam a faixa

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Sinalização na Rua das Cajazeiras foi feita no fim de semana
Sinalização na Rua das Cajazeiras foi feita no fim de semana (Cajazeiras)

A faixa preferencial para os coletivos será implantada em trechos da região central de São Luís. A primeira via que receberá a nova sinalização é a Rua das Cajazeiras, no trecho entre o terminal do Anel Viário e o conjunto semafórico que dá acesso às avenidas Kennedy, Getúlio Vargas e Alexandre de Moura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a nova sinalização é necessária para a inclusão, nos próximos meses, de nove ônibus biarticulados, que deverão percorrer a via. “Trata-se de uma demarcação para organizar ainda mais o trânsito nesse trecho, já que os motoristas já fazem no dia a dia sua rota nas Cajazeiras, pela faixa da direita”, disse o secretário titular da SMTT, Canindé Barros.

Na manhã de ontem, O Estado presenciou o trabalho de técnicos da pasta, que aproveitavam o dia com menor circulação de veículos para finalizar os detalhes de fixação da faixa na camada asfáltica. A nova demarcação na via começou a ser colocadas ainda na tarde de sábado, 15.

Caso seja confirmada, esta será a terceira intervenção similar do Município na malha viária da cidade. Em 2014, a Prefeitura de São Luís iniciou o projeto nas avenidas Jerônimo de Albuquerque e Colares Moreira, em um trecho entre o Elevado do Trabalhador e a Ponte do São Francisco. No ano passado, o poder público viabilizou outra faixa para uso de ônibus na Avenida Casemiro Júnior, entre o posto de saúde do Anil e o antigo Grêmio Lítero.

De acordo com a Prefeitura, as ações visam melhorar o trânsito da cidade nestes trechos, especialmente em horários de pico. Além de criar novas faixas, o órgão municipal também impossibilitou o estacionamento nas avenidas Castelo Branco e São Marçal. O mesmo deverá ocorrer na Rua das Cajazeiras, com a implantação da nova faixa. “Ou seja, a faixa será apenas dos coletivos”, confirmou o secretário Canindé Barros.

Reclamações
A mudança no trânsito das Cajazeiras deverá confundir, inicialmente, os motoristas. De acordo com a pasta municipal, veículos de menor porte somente poderão fazer uso da nova faixa para conversões de quadra. Na Rua das Cajazeiras, por exemplo, há uma unidade de uma grande rede de supermercado da cidade, cujo acesso para entrada do estacionamento passa pela nova faixa. “Neste caso, como o supermercado tem estacionamento próprio, para ter acesso ao mesmo, os motoristas de veículos de menor porte terão que usar a faixa”, explicou Canindé.

SAIBA MAIS

Ainda de acordo com a Prefeitura, ambulâncias e viaturas policiais poderão fazer uso da nova faixa na Rua das Cajazeiras, desde que em situação de extrema importância. Segundo a SMTT, a priori, não há multa prevista para quem for flagrado usando indevidamente a faixa, no entanto, a pasta informou que fiscalizações para monitorar o uso do novo recurso urbano deverão ocorrer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.