Arte

Eduardo Kobra homenageia Dylan com mural

O compositor e cantor Bob Dylan, que acaba de ser agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, é uma das grandes referências do brasileiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Mural pintado por Eduardo Kobra  em homenagem a Bob Dylan
Mural pintado por Eduardo Kobra em homenagem a Bob Dylan (Mural Bob Dylan)

SÃO PAULO

O novo Prêmio Nobel de Literatura, anunciado no dia 13, o compositor e cantor Bob Dylan, foi retratado pelo muralista brasileiro Eduardo Kobra em um imenso mural nos Estados Unidos. Kobra entregou em setembro do ano passado o mural na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota. O mural"Bob Dylan - The Times They Are a-Changin" ("Bob Dylan - Os Tempos Estão Mudando"), em uma parede 50 metros de largura por 28 metros de altura, está situado em um prédio Art Deco, na esquina da Henneping com a S. 5th Street, na área nobre da cidade.

“Sempre fiquei muito impressionado com as músicas e, principalmente, com as letras de Bob Dylan. No meu carro sempre levo inúmeros Cds com canções do Chico Buarque, de quem também admiro principalmente as letras, e do Bob Dylan, que são minhas maiores referências musicais. No mural, mostramos três diferentes fases da trajetória de Dylan, inspirados pelo título de um de seus mais importantes álbuns, ‘The Times They Are a-Changin’. É um painel permanente, o maior que já fizemos fora do Brasil”, diz Kobra.

Um ano antes de pintar em Minnesota, Kobra esteve na cidade de Boras, na Suécia, onde pintou o mural “Alfred Nobel, 16 metros de altura por 10 de comprimento. “Ocupamos o prédio com uma imagem em 3D e produzimos a medalha do Prêmio Nobel, valorizando assim a história do criador do prêmio, Alfred Nobel”, diz Kobra, acrescentando que “Nobel é a inspiração para um dos meus projetos mais importantes, que é destacar em paredes de diversos países as pessoas que contribuíram pela Paz e Humanismo, como Dalai Lama, Madre Teresa, Nelson Mandela, Anne Frank e Martin Luther King, e pela Arte, como Bob Dylan e John Lennon.”, afirma Kobra, que acrescenta:

O cantor e compositor Bob Dylan (Robert Allen Zimmerman), chegou a viver em Minneapolis, mas nasceu em Duluth, em 24 de maio de 1941. Ambas as cidades ficam em Minnesota. O mural repercutiu nos EUA. Foi destaque em dezenas de veículos, entre jornais, revistas, emissoras de televisão, portais, sites e blogs.

Com o Nobel de Literatura recebido anunciado hoje, Dylan se tornou a primeira pessoa na história se ganhar as principais premiações em música, cinema e literatura. Conhecido principalmente como compositor e cantor, já foi laureado com o Grammys (12 vezes), Globo de Ouro e Oscar (em 2001, com a canção "Things have changed", da trilha sonora do filme "Garotos incríveis", que está no álbum “The Times They Are a-Changin”).

Kobra foi convidado pela Goldman Sach, proprietária do prédio e de vários outros da região, dentro de um processo de revitalização do centro da cidade: “Queremos que Minneapolis seja uma cidade 24 horas. E a arte e a cultura em geral devem ser parte de cada passo que você der na região”, disse Joan Vorderbruggen, coordenadora artística do distrito. O mural de Eduardo Kobra sobre Bob Dylan inaugurou o projeto.

O artista brasileiro destaca a importância do mural: “Realizamos essa obra no lugar mais importante da cidade, em meio edifícios modernos, em um mural de 1.400 metros quadrados, o maior, como já disse, que já fiz no Exterior. Além disso, ficará de forma permanente. Com tantos artistas talentosos que existem nos Estados Unidos, fui o convidado para inaugurar este projeto maravilhoso de revitalização”, afirma. Kobra destaca que muitas pessoas acompanharam o processo de criação do mural.

“Encontrei-me com o filho de Bob Dylan, que elogiou o trabalho e disse que o pai não apenas havia autorizado o trabalho, como estava feliz e agradecido pelo mural e que só não poderia ir por que estava em turnê. Além disso, muitos fãs do Bob Dylan fizeram questão de divulgar a cena, além de algumas pessoas que já conhecem o meu trabalho”, diz, acrescentando que uma artista de Minneapolis, Sarah Peterson, de 65 anos, foi todos os dias até o local para desenhar o mural em cada passo de sua construção.

OBRAS DE EDUARDO KOBRA


Exterior:

1 - O Beijo, na High Line, em Nova York, EUA

2 - Arthur Rubinstein, em Lodz, na Polônia

3 - Artistas, em Wynwood, Miami, Flórida, EUA

4 - A Bailarina (Maya Plisetskaya), em Moscou, Rússia

5 - Malala, em Roma, Itália

6 - Olhar a Paz, em Los Angeles, Califórnia, EUA

7 - Sarasota Antiga, em Sarasota, Flóriada, EUA

8 - Abraham Lincoln, em Lexington, Kentucky, EUA

9 – Fight for Street Art (releitura da cena clássica de Andy Warhol e Jean Michael Basquiat), em Williamsburg, Brooklyn, EUA

10 – Alfred Nobel, na cidade de Boras, Suécia

11 – MariArte, em San Miguel de Allende, México

12 – Ritmos do Brasil, em Tóquio, Japão

13 – O Beduíno, em Dubai, nos Emirados Árabes

14 – Mural ainda sem nome, Papeete, Taiti

15 - Bob Dylan, The Times They Are a-Changin. Minneapolis, Minnesota, EUA

16 – Hamlet, West Palm Beach, Florida, EUA

17 – Einstein vai à Praia, West Palm Beach, Flórida, EUA

18 – Give Peace a Chance, Wynwood, Miami, Flórida, EUA

19 – Stop Wars - Wynwood, Miami, Flórida, EUA

20 – The Fallen Angel (O Anjo Caído), Wynwood, Miami, Flórida, EUA

21 – Muddy Waters, Chicago, Illinois, EUA.

22 – Rio, Tóquio, Japão

23 – Armstrong (nome não definitivo), Cincinnati, Ohio, EUA

24 – Dante Alighieri, Ravenna, Itália

25 – Let me be myself, Amsterdã, Holanda

Brasil

1 – Oscar Niemeyer, Praça Oswaldo Cruz, av. Paulista, em São Paulo, São Paulo

2 - A Arte do Gol (projeto Muro das Memórias), av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo

3 - Belém Antigo, esquina da rua Castilhos França com a rua Portugal, em Belém, Pará

4 - Candango, no Complexo Bancário, em Brasília.

5 - Chico e Ariano, na avenida Pedroso de Morais, Pinheiros, em São Paulo, São Paulo.

6 - Novos Ventos, nos tanques da Linde Gases, na rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga Cubatão a Guarujá, São Paulo.

7 - Mural da 23 de Maio (projeto Muro das Memórias), av. 23 de Maio (próximo ao viaduto Tutóia), em São Paulo, São Paulo.

8 - Murais do Parque do Ibirapuera, ao lado do MAM, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, São Paulo.

9 - Pensador, Senac Tatuapé, em São Paulo, São Paulo.

10 – Muro das Memórias Caixa d’água, Senac Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo.

11 – AltaMira (projeto Greenpincel), rua Maria Antônia, São Paulo, São Paulo.

12 - Muro das Memórias, Senac Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.

13 – Gonzagão, Recife, Pernambuco.

14 - Viver, Reviver e Ousar, Igreja do Calvário, em Pinheiros, São Paulo, São Paulo.

15 - Brasil!, muro da usina termelétrica de Macaé, Rio de Janeiro.

16 – Sem Rodeio (Projeto Greenpincel), av. Faria Lima, em São Paulo, São Paulo.

17 – Muro das Memórias Senac Tiradentes, av. Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.

18 – Racionais MC’s, Capão Redondo, São Paulo, São Paulo


19 – Genial é Andar de Bike, Oscar Freire, São Paulo, São Paulo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.