Para todos

Projeto disponibiliza livro com recursos de acessibilidade

“O Pequeno Príncipe” inaugura o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, uma iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e do Ministério da Cultura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Livro “O Pequeno Príncipe" foi escrito pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry
Livro “O Pequeno Príncipe" foi escrito pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (o pequeno príncipe)

O livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry e “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, escrito pelo inglês Lewis Carroll, estão disponíveis gratuitamente com diversos formatos e recursos de acessibilidade. O conteúdo é gratuito e de livre acesso. Estes são os primeiros dos 25 livros que serão disponibilizados online pelo projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas (http://acessibilidadeembibliotecas.culturadigital.br). Nesta coleção encontram-se clássicos da literatura, autores contemporâneos já consagrados e escritores que se destacam no cenário atual da literatura brasileira.

“O Pequeno Príncipe” conta a história de um piloto que cai com seu avião no deserto. Ali ele encontra uma criança loura e frágil que diz ter vindo de um pequeno planeta distante. Convivendo juntos, os dois repensam valores e refletem sobre o sentido da vida. A história sensível e comovente é um dos maiores clássicos da literatura.

“Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, data de 1865 e é um clássico da literatura infantil. A obra já foi traduzido para mais de 125 idiomas e tornou-se tradicional, culturalmente passado de geração a geração.

“Aventuras de Alice no País das Maravilhas” conta como uma menina chamada Alice encontra um universo fantástico ao cair em uma toca de coelho. Ela encontra seres imaginários e vive experiências emocionantes.

O livro foi lançado com ilustrações de John Tenniel há mais de 150 anos. As mesmas imagens estão contidas nesta versão audiovisual, acompanhas das respectivas descrições.

As obras disponíveis contam com recursos como audiolivro, descrição das imagens, tradução e interpretação em Libras, legendas, daisy com voz humana, daisy com voz sintética, leitura fácil, TXT, leitura ampliada e leitura ampliada com contraste e PDF.

Projeto

O Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas é uma iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC).

A execução está sob a responsabilidade da Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua há quase uma década com educação e cultura inclusivas. O projeto se dá ainda em parceria com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

O Projeto visa ampliar e qualificar a acessibilidade em bibliotecas públicas selecionadas pelo SNBP. Desta forma, busca-se contribuir com a democratização do acesso às bibliotecas públicas e com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência ao conhecimento e informação por meio de ações que favoreçam a equiparação de oportunidades.

O projeto também tem como objetivo contribuir para o debate e a formulação de políticas públicas de inclusão nestes equipamentos culturais, em conformidade com o marco político e legal dos direitos das pessoas com deficiência no país e em consonância com os acordos internacionais da área.

Procura também auxiliar o fortalecimento das políticas, programas e projetos no campo do livro e leitura numa perspectiva acessível e inclusiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.