Alternativo | Abordagem

Filosofia e ciência são tema de palestra

O Instituto Valor e Verdade abre o ciclo de debates “Entrelinhas”, nesta segunda-feira, com a palestra “O desprezo pela essência”, em livraria no São Luís Shopping
15/10/2016
Filosofia e ciência são tema de palestra Origem da existência e a ciência darão o tom da primeira palestra do ciclo “Entrelinhas” (Divulgação)

Uma apresentação sobre os problemas filosóficos da metafísica nos contextos da literatura, direito e ciência será o fio condutor da palestra “O desprezo pela essência”, que ocorrerá nesta segunda-feira, 17, na Livraria Leitura, no São Luís Shopping (Jaracati), a partir das 18h30. Com entrada gratuita, a atividade marca a primeira edição do ciclo de palestras e debates “Entrelinhas”, organizado pelo Instituto Valor e Verdade.

O estudo sobre a origem da existência (sobre o ser) – a metafísica – foi marginalizado pela ciência moderna e confinado, em uma redoma de desprezo desde o fim do século XIX e início do século XX. Mesmo depois de ter falhado na sua missão de levar à humanidade a um futuro utópico de progresso social e moral, a visão científica do mundo mantém a dura de seu discurso diante de uma perceptível incapacidade de explicar a existência humana em todas as suas nuances.

Diante deste contexto, os palestrantes Malthus Gonçalves e Michael Lima levantarão diferentes questionamentos atuais, como explica um deles. “Até quando o discurso científico, especialmente o jurídico, manterá uma postura velada em relação à sua essência?”, questiona o jurista Michael Lima, mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Questionamentos

Além do jurista, a palestra será ainda proferida pelo professor Malthus Gonçalves, mestrando em Teoria Literária, pela Universidade Federal do Maranhão. Outros pontos a serem questionados ao longo da palestra serão: quando a ciência reconhecerá seus limites – linguísticos e epistemológicos?; por quanto tempo ainda perdurará a áurea de poder inabalável de uma ciência que não se reconhece como uma cosmovisão diante de muitas outras?; por que ainda se teme em dialogar com o humano, com o sagrado e outras de suas expressões?

A inauguração do ciclo de palestras “Entrelinhas” marca o lançamento das atividades de pesquisa e culturais do Instituto Valor e Verdade. Uma entidade que visa contribuir para o aprofundamento dos estudos humanistas, o instituto realiza pesquisas nas áreas de ciência jurídica, literatura, filosofia, sociologia e teologia. “A expectativa para este primeiro ‘Entrelinhas’ é também apresentar alguns dos aspectos mais importantes de nossas pesquisas e a nossa proposta de atividade”, explica Michael Lima.

Serviço

O quê Palestra “O desprezo pela essência”, com Malthus Gonçalves e Michael Lima

Quando Segunda-feira (17)

Onde Livraria Leitura, no São Luís Shopping

Entrada gratuita

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte