Aventura

Campeã mundial de kitesurf desbrava os Lençóis em filme

Além do Maranhão, Ceará também é mostrado no documentário “Chapter One”, disponível na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Kitesurfista diz que sentiu uma conexão com os Lençóis
Kitesurfista diz que sentiu uma conexão com os Lençóis (documentario Chapter One h)

O kitesurf é um daqueles esportes que trazem sempre uma novidade para os praticantes: manobra nova, previsão de vento inusitada, lugares paradisíacos. Não é de se espantar que quem começa a velejar de kite, raramente para. Bruna Kajiya, brasileira campeã mundial no esporte, é uma dessas pessoas e já rodou o mundo em busca dos melhores ventos. Entre os paraísos visitados por ela estão os Lençóis Maranhenses (MA). A visita está documentada no filme “Chapter One”, primeiro longa-metragem de kitesurf que mistura lendas do esporte, atuais campeões e jovens atletas.

Bruna Kajiya teve uma oportunidade única. Considerado uma unidade de conservação brasileira, no Parque dos Lençóis Maranhenses não é permitida a prática do kitesurf sem autorização prévia. Bruna conseguiu uma rara exceção durante as gravações de “Chapter One” e pode explorar toda aquela imensidão sozinha. “Só, longe da civilização, é o sentimento de liberdade mais puro que existe”, afirma Bruna sobre a experiência. “Senti uma conexão especial com o lugar e com a natureza”, diz.

O britânico Richard Branson, um dos veteranos do esporte, também faz parte da produção. “Uma das coisas mais legais do kitesurf é que qualquer um pode praticar. Você só precisa do vento e só precisa deixá-lo te levar aonde ele quiser”, comenta.

Com pouco mais de uma hora de duração, “Chapter One” mostra ainda outros cenários brasileiros, conhecidos e amados não só por nós, mas também por muitos estrangeiros, como Cumbuco, no Ceará. Além disso, o filme retrata viagens, sonhos, sentimentos e muita ação de Bruna Kajiya e de outros atletas conhecidos do kitesurf, como o brasileiro Carlos Mario, o havaiano Robby Naish e o britânico Richard Branson, com o objetivo de mostrar que o legado do kitesurf está apenas começando, com tantos lugares, histórias e personalidades diferentes envolvidos com o esporte.

“Chapter One” está disponível na Red Bull TV e pode ser acessado de diversas formas: pelo link, pelo app da Red Bull TV disponível nas plataformas Android, iOS e Windows phone; pelo canal da Red Bull TV na Apple TV e Samsung; e também pelo app gratuito, disponível no Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus Player, Roku Players, Roku TV e Xbox 360. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.