Debate

Filosofia e ciência são tema de palestra na Livraria Leitura

Instituto Valor e Verdade abre o ciclo de debates Entrelinhas nesta segunda-feira (17) em livraria no São Luís Shopping

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(palestra)

Uma apresentação sobre os problemas filosóficos da metafísica nos contextos da literatura, direito e ciência será o fio condutor da palestra O desprezo pela essência, que ocorrerá nesta segunda-feira (17), na Livraria Leitura, no São Luís Shopping (Jaracati), a partir das 18h30. Com entrada gratuita, a atividade marca a primeira edição do ciclo de palestras e debates Entrelinhas, organizado pelo Instituto Valor e Verdade.

O estudo sobre a origem da existência (sobre o ser) – a metafísica – foi marginalizado pela ciência moderna e confinado em uma redoma de desprezo desde o fim do século XIX e início do século XX. Mesmo depois de ter falhado na sua missão de levar a humanidade a um futuro utópico de progresso social e moral, a visão científica do mundo mantém a dureza de seu discurso diante de uma perceptível incapacidade de explicar a existência humana em todas as suas nuances.

Diante desse contexto, os palestrantes Malthus Gonçalves e Michael Lima levantarão diferentes questionamentos atuais, como explica um deles. “Até quando o discurso científico, especialmente o jurídico, manterá uma postura velada em relação a sua essência?”, questiona o jurista Michael Lima, mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Questionamentos

Além do jurista, a palestra será ainda proferida pelo professor Malthus Gonçalves, mestrando em Teoria Literária, pela Universidade Federal do Maranhão. Outros pontos a serem questionados ao longo da palestra serão: a) quando a ciência reconhecerá seus limites – linguísticos e epistemológicos? b) por quanto tempo ainda perdurará a áurea de poder inabalável de uma ciência que não se reconhece como uma cosmovisão diante de muitas outras? d) por que ainda se teme em dialogar com o humano, com o sagrado e outras de suas expressões?

A inauguração do ciclo de palestras Entrelinhas marca o lançamento das atividades de pesquisa e culturais do Instituto Valor e Verdade. Uma entidade que visa contribuir para o aprofundamento dos estudos humanistas, o instituto realiza pesquisas nas áreas de ciência jurídica, literatura, filosofia, sociologia e teologia. “A expectativa para este primeiro Entrelinhas é também apresentar alguns dos aspectos mais importantes de nossas pesquisas e a nossa proposta de atividade”, explica Michael Lima.

Serviço

O quê:

Palestra O desprezo pela essência, com Malthus Gonçalves e Michael Lima

Quando:

Segunda-feira (17), a partir das 18h30

Onde:

Livraria Leitura, no São Luís Shopping

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.