Guarda Costeira

Bote à deriva com imigrantes é resgatado na costa da Líbia

Embarcação foi detectada por drone de reconhecimento de ONG; 113 migrantes foram salvos, mas ao menos 15 seguiam desaparecidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Líbia - Vários navios foram acionados na quarta-feira,12, à noite para resgatar um bote à deriva perto das costas da Líbia com vários imigrantes. Eles informaram o desaparecimento de ao menos 15 pessoas, incluindo uma criança de três anos.

Os esforços das equipes de emergência, em plena noite conseguiram salvar 113 pessoas, incluindo 89 homens, 11 mulheres, 11 adolescentes e duas crianças.

O bote partiu da costa líbia ao meio-dia, para aproveitar um momento de calma do mar, mas rapidamente as condições pioraram e os ventos de 50 km/h e as ondas deixaram a embarcação à deriva, de acordo com o fotógrafo Aris Messinis, que embarcou no Astral, um barco da ONG espanhola Proactiva Open Arms.

O bote foi detectado por um drone de reconhecimento de outra ONG, Moas (deMalta), mas os ocupantes só foram alcançados muitas horas depois, em plena noite, porque ainda estava em águas líbias, onde as ONGs não podem entrar.

"Diante da urgência do momento, avisamos à Guarda Costeira líbia que entraríamos (nas águas líbias) e finalmente aceitaram", explicou Aris Messinis.

De acordo com a Moas, os sobreviventes afirmaram que no momento da saída, 130 pessoas estavam a bordo. Uma nigeriana estava em estado de choque depois de perder o filho de três anos. Um adolescente afirmou que perdeu as cinco pessoas que viajavam com ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.