Cidades | Orla

Novo laudo de balneabilidade das praias de São Luís é divulgado

Aferição foi realizada no domingo (9) e aponta que os 21 pontos monitorados na capital e em São José de Ribamar possuem condições para o banho
13/10/2016 às 11h39
Novo laudo de balneabilidade das praias de São Luís é divulgado Praias estão próprias para banho, segundo laudo (De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS - De acordo com laudo semanal de balneabilidade divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA, as praias de São Luís e São José de Ribamar estão 100% próprias para banho. A aferição foi realizada no domingo (9) e aponta que os 21 pontos monitorados possuem condições para o uso.

Para o titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Marcelo Coelho, a manutenção de todas as praias próprias para banho é um desafio, pois em alguns períodos do ano as chuvas fazem com que o esgoto lançado irregularmente em rios e córregos afluentes às praias, bem como em canais de drenagem, seja carregado para o mar propiciando o aumento da concentração dos indicadores biológicos de qualidade das praias. “Mas nossa meta é manter o máximo possível”, garantiu Coelho.

Ação Civil Pública

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a difundir amplamente as condições de banho nas praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.

Em abril de 2012, a Justiça Federal acolheu o pedido do MPF, determinando que a Sema divulgasse as condições de balneabilidade das praias e interditasse todos os trechos onde houvesse lançamento direto de esgotos. Em 2012, as praias da Região Metropolitana de São Luís passaram quase 200 dias interditadas após a divulgação de um laudo, no dia 25 de março daquele ano, segundo o qual toda a orla estava imprópria para banho. A liberação ocorreu apenas em 11 de outubro, após a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte