Devoção

Fiéis homenageiam Nossa Senhora Aparecida em missas e procissões

Em São Luís, a maior concentração de fiéis ocorreu na sede da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma;

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Procissão  de fiéis de Nossa Senhora Aparecida percorreu ruas do Cohafuma ontem
Procissão de fiéis de Nossa Senhora Aparecida percorreu ruas do Cohafuma ontem (APARECIDA13101601H)

Várias homenagens foram prestadas, na capital maranhense, à Nossa Senhora da Aparecida - padroeira do Brasil - no feriado dedicado a ela. Ontem (12), a concentração maior de fiéis foi registrada na sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro Cohafuma, onde foram celebradas missas e realizada procissão.

Às 16h30 de ontem, já era grande o número de fiéis na entrada da paróquia. Após a concentração, a imagem da santa - carregada em uma estrutura chamada pelos católicos de berlinda da misericórdia – percorreu as principais ruas do bairro Cohafuma. Os fiéis seguiram a santa cantando músicas de louvor e agradecendo por dádivas, segundo eles, alcançadas graças à Nossa Senhora. “É um momento sempre emocionante para mim, pois eu me criei rezando todos os sábados para a minha Nossa Senhora”, afirmou a aposentada Ângela Sousa.

Já o advogado Wenison Rick – seguindo uma tradição familiar e fé particular – também participou do cortejo. “Eu particularmente sou muito devoto de Nossa Senhora e todos os anos peço oração a ela pela minha saúde e bem-estar de toda a minha família”, afirmou.

Após percorrer as ruas do bairro, a imagem da santa foi ovacionada por católicos na praça em frente à paróquia que leva o nome da santa, onde foi celebrada missa. De acordo com o padre Cláudio Corrêa, responsável pela paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, as homenagens são uma forma de reverência a uma das protagonistas da igreja católica. “ É um momento muita fé, de participação. Onde o povo de Deus renova o seu compromisso e seguimento ao Senhor e também a Nossa Senhora”

Antes da missa realizada à tarde e da procissão, na manhã de ontem, ainda na paróquia no Cohafuma, foi celebrada missa também em homenagem à Nossa Senhora.

Mais

– A comunidade do Retiro Natal realizou homenagens à Nossa Senhora. Além de missas e batizados, na manhã de ontem, no fim da tarde foi realizada procissão pelas ruas da localidade.

Histórico

Em 12 de outubro de 2015, é comemorado o dia da criança, e também o 299º aniversário da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Em 1717, três pescadores foram pescar no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo. Ali, jogaram as redes, já perto do Porto de Itaguaçu, e a primeira coisa que pegaram foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Na segunda vez que jogaram a rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Perceberam que ali tinham uma imagem de nossa Senhora da Conceição. Mas o mais impressionante é que, depois da pesca milagrosa, os peixes surgiram aos montes durante a sua pescaria. Os populares passaram a chamar a imagem de “Aparecida”, e em 1930 ela foi proclamada Padroeira do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.