Reconhecimento

Cantor Bob Dylan é Prêmio Nobel de Literatura de 2016

Anúncio foi feito na sede da Academia Sueca, em Estocolmo, na manhã de hoje

Estadão Conteúdos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Bob Dylan tem 75 anos
Bob Dylan tem 75 anos (dylan)

Bob Dylan é o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. O anúncio foi feito na sede da Academia Sueca, em Estocolmo, na manhã desta quinta-feira, 13. O prêmio lhe foi entregue por "ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção Americana". O compositor é o primeiro norte-americano a levar o Nobel desde Toni Morrison, em 1993. Dylan já era cotado nas casas de apostas entre os primeiros lugares.

Nascido em 1941, em Minnesota, nos Estados Unidos, Robert Allen Zimmerman, conhecido internacionalmente como Bob Dylan, aprendeu a tocar harmônica e violão influenciado pelas músicas de Hank Willians, cantor folk americano. Também gostava de ouvir Little Richard. O cantor conseguiu reconhecimento com o álbum "The Freewheelin", o segundo com a gravadora Colúmbia Records. O grande sucesso do álbum foi “Blowin in the Wind”, canção emblemática, considerada uma das maiores no conjunto de seu repertório musical.

Nos anos seguintes, gravou "Mr Tambourine Man", "Like a Rolling Stone", essa última, depois de envolver-se com polêmicas em 1965, no Newport Festival, por ter inserido guitarra elétrica em suas músicas, o que desagradou os fãs de folk mais conservadores. Em 1969, no álbum "Nashville Skyline”, a canção “Lay Lady Lay” foi destaque.

Dylan influenciou artistas e bandas importantes como Rolling Stones e Beatles. A canção “Like a Rolling Stone” foi considerada pela revista Rolling Stone como a melhor do século XX.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.