Cidades | Comércio no Dia das Crianças

Movimento do comércio caiu em relação ao ano passado

Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio, este ano deverá ser registrada uma queda de 17,08 % nas vendas de presentes em comemoração ao Dia das Crianças; consumidores estão cautelosos e preferindo pagar dívidas
12/10/2016
Movimento do comércio caiu em relação ao ano passadoMovimento fraco registrado ontem na Rua Grande (Biné Morais)

Quem passou ontem pe­la Rua Grande, o maior centro comercial de São Luís, percebeu que a movimentação de compras nas lojas era pequena, se comparada a épocas anteriores, na véspera de uma data bastante esperada pelo comércio, o Dia das Crianças, comemorado hoje em todo o Brasil. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), este ano deverá haver queda de 17,08 % nas vendas de presentes, em comparação com o ano passado.

“Os consumidores ludovicenses permanecem cautelosos com relação às compras. Por outro lado, a conjuntura econômica atual demonstra que, apesar da menor intenção de consumo, as pessoas es­tão mais preocupadas em quitar suas dívidas antigas e, consequen­temente, reduzir o endividamen­to”, avalia o presidente em exercício da Fecomércio, Marcelino Ra­mos Araújo, em pesquisa divulgada pelo órgão.

Nas ruas, o que se via, geralmen­te eram pais acompanhados dos próprios filhos para realizar as compras. As crianças “namoravam” os brinquedos, mas os pais ficavam de olho nos preços. “A gente traz [o filho], mas tem que ficar de olho para não comprar nada muito caro”, afirma a consumidora Zélia Costa.

Os lojistas confirmaram que on­tem, ainda pela manhã, o movimento estava fraco, mas que a tendência e a esperança eram que até o fim do dia esse fluxo de consumidores fosse aumentando, assim como as vendas. Mesmo assim, para garantir, o comércio ainda abre hoje das 8h às 14h, no Centro de São Luís, e de 14h às 20h nos shoppings.

Produtos
A pesquisa realizada pela Fecomércio e Sebrae, entre os consumidores de São Luís, mostrou que a maioria das pessoas pretendia adquirir apenas um presente, com os brinquedos liderando a lista, seguidos por roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos (tais como celulares e videogames) e livros.

O economista Eduardo Campos explica que a concentração das intenções de consumo dos ludovicenses nos brinquedos e artigos de vestuário se dá em função da percepção do aumento dos preços mo­tivados pela inflação.

“Um cenário de elevada inflação torna o consumidor mais crítico em relação ao preço dos artigos comprados para presente e, ocasionalmente, favorece a substituição de produtos com elevado pre­ço, tendo em vista o artigo que venha a trazer maiores benefícios à criança presenteada”, afirma.

Preços
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon) também realizou uma pesquisa, mas com o preço de dois itens dos mais comprados durante este período: brinquedos e livros infantis.

Segundo o órgão, a variação em algumas lojas e produtos chegou a 274,69% Entre os brinquedos, o par de patins, tamanhos 29 a 32, foi o campeão na diferença de preços, com variação de 150,01%, custando de R$ 139,99 até R$ 349,99, a depender da marca e da loja.

Segundo o presidente do Procon, Duarte Junior, os consumidores precisam ter atenção aos preços em qualquer data co­memorativa, mas, principalmente, no Dia das Crianças.

“Pode acontecer dos adultos se sentirem compelidos a gastar mais do que deviam para atender ao pedido das crianças. É preciso educá-las, desde cedo, que o consumo não pode comprometer o orçamento da família e pesquisar bem antes de comprar”, afirmou o presidente.

Segurança
A Rua Grande e também o centro de São Luís ontem pela manhã estavam com pouco policiamento. Quem andou por estas áreas reclamou da segurança no local.

Policiais militares até que eram vistos pela região, mas eram poucos para uma véspera de feriado com possível grande fluxo de pessoas indo às compras.

A Polícia Militar do Maranhão (PM) informou que, além do policiamento normal, foi empregado o especializado, como o Batalhão de Choque e a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), para a tranquilidade dos transeuntes no centro comercial de São Luís. Hoje o serviço será o mesmo.

Saiba mais

Oficina de Arte do São Francisco

Local: Travessa Antônio Rego, no São Francisco

O quê? Programação alusiva às crianças

Atividades: competições esportivas, shows e brincadeiras

Teatro Arthur Azevedo

Local: rua do Sol, Centro

O quê? 5ª edição do Festival de Teatro Universal Infantil do Maranhão

Círculo Militar

Local: Avenida Litorânea

O quê? Programação especial para as crianças

Atividades: números circenses com o palhaço “Azedinho” e sua turma, pinturas artísticas, brincadeiras e atividades lúdicas.

Centro Frei Daniel de Samarate

Local: Anil

O quê? Programação voltada para as crianças promovida pelo Ministério Público do Maranhão (MP)

Atividades: apresentações de teatro, dança, oficinas culturais, lanche e distribuição de brinquedos.

Rádio Mirante FM

Locais: IAM (Infância e Adolescência Missionária), localizada no bairro Cantinho do Céu; Casa Sonho de Criança (situada na Cidade Olímpica) e a Fundação Antônio Bruno, no Cohatrac

O quê: Distribuição de brinquedos

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte