Trapiche

Arte e história em debate

Palestra “A importância histórica dos acervos” será ministrada pelo professor João Carlos Pimentel, amanhã, às 17h, na Galeria Trapiche, dentro da programação da exposição “Acervos”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(CARLOS12101601H)

O professor e artista João Carlos Pimentel é o palestrante de amanhã, às 17h, na exposição “Acervos”, na Galeria Trapiche (Praia Grande). Ele falará sobre o tema “A importância histórica dos acervos”. O professor, que também tem trabalhos expostos, é um dos idealizadores da união entre obras pertencentes aos prédios municipais com as produções dos alunos na mesma exposição. Amanhã e sexta-feira, haverá ainda curso de quadrinhos, das 9h às 12h.

Participam também obras de alunos de escolas estaduais. Além de João Pimentel, a exposição reúne pinturas e esculturas dos artistas maranhenses Ana Rodrigues, Francisco Moreno, Edson Mondego, Antônio dos Anjos, Marlene Barros, Miguel Veiga, Franssoufer, Telma Lopes e Thiago Martins.

Reunindo uma coleção de 17 obras de pinturas e esculturas, a exposição “Acervos” combina arte e história do conjunto de bens que ocupam os prédios e órgãos públicos do município. A mostra tem um caráter institucional e fica aberta até 18 de outubro. O acervo oficial adquirido ao longo de 30 anos pela Secretaria de Cultura do Munícipio se uniu a um acervo contemporâneo produzido por alunos da rede de ensino pública do Maranhão, todos os trabalhos escolhidos possuem como temática a cidade.

Segundo Camila Grimaldi, diretora da Galeria, “a exposição vem para voltarmos a atenção para os acervos, sobre o cuidado que se tem com os bens, a restauração deles e destacar de que forma os órgãos públicos estão adquirindo obras artísticas para ocupação de seus espaços”. O nome “Acervos”, no plural, abrange o acervo municipal e das escolas, mas também como meio de ampliar a discussão sobre a dinamicidade desse assunto. Por essa razão, são realizadas palestras e oficinas que remetem ao tema central.

Serviço

O quê

Palestra do professor João Pimentel

Quando

Amanhã, às 17h

Onde

Galeria Trapiche (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.