Festa para a padroeira do Brasil

Igreja prepara programação em homenagem à Padroeira

Nosa Senhora Aparecida será reverenciada em São Luís e no interior do estado; amanhã, a partir das 10h, será realizada missa especial na Igreja da Sé, em São Luís; à tarde, no Cohafuma, ocorrerá procissão e mais uma missa

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Procissão de Nossa Senhora Aparecida é o ponto alto da festa
Procissão de Nossa Senhora Aparecida é o ponto alto da festa (Procissão)

Missas e procissões na Grande Ilha e no interior do estado marcam a programação alusiva amanhã (12) à Nossa Senhora da Aparecida. Em São Luís, por exemplo, a primeira atividade está prevista para ocorrer às 7h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma.

Além da missa, às 17h, também no Cohafuma, está prevista procissão que percorrerá – com a imagem da santa padroeira do país – as principais ruas do bairro. Depois, será celebrada nova missa. “ É uma festa e uma forma de homenagear a nossa querida Nossa Senhora”, disse o padre responsável pela paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cláudio Corrêa.

Na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, ou Igreja da Sé, em São Luís, será realizada amanhã (12), às 10h, missa especial em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o Padre Ailton César, pároco da igreja, assim como em anos anteriores, é esperado um grande público para celebrar a padroeira do Brasil. “É uma missa geralmente concorrida, com a presença de vários fiéis”, conta padre César.

No mesmo dia, a igreja irá realizar uma programação especial com as crianças da comunidade do Mojó, na zona rural do Município de Paço do Lumiar. Para isso, durante os meses anteriores, foram realizadas coletas de brinquedos, roupas e comidas que serão doados aos meninos e meninas carentes do bairro. “Estaremos lá o dia todo, levando alegria para essas crianças”, contou o padre César.

Na Vila São Luís, em São José de Ribamar, também estão previstas duas missas, às 10h e 17h. “ Será um momento em que os fiéis poderão fazer as suas homenagens”, disse o padre João Rezende, responsável pela paróquia Nossa Senhora Aparecida na localidade.

Em Morros – cidade situada a 97 quilômetros da capital maranhense – na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida do Rio Munim, ocorrerá missa (a partir das 10h) celebrada pelo bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto. Antes, às 8h, ocorrerá procissão que passará às margens do rio Munim.

Histórico

Em 12 de outubro de 2015, é comemorado o dia da criança, e também o 299º aniversário da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Em 1717, três pescadores foram pescar no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo. Ali, jogaram as redes, já perto do “Porto de Itaguaçu”, e a primeira coisa que pegaram foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Na segunda vez que jogaram a rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Perceberam que ali tinham uma imagem de nossa Senhora da Conceição. Mas o mais impressionante é que, depois da pesca milagrosa, os peixes surgiram aos montes durante a sua pescaria. Os populares passaram a chamar a imagem de “Aparecida”, e em 1930 ela foi proclamada Padroeira do Brasil.

Programação

Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil

Missa – 7h

Procissão – 17h (em seguida, nova missa)

Igreja da Sé

Missa – 10h

Paróquia Nossa Senhora (Vila São Luís, em Ribamar)

Missa – 10h

Missa – 17h

Igreja Nossa Senhora do Rio Munim (em Morros)

Missa – 10h (antes, procissão às 8h)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.