Emenda

Apenas quatro deputados do Maranhão votaram contra polêmica PEC

Mais de quatro horas após a votação, texto-base foi aprovado por 366 votos a favor e 111 contra na Câmara dos Deputados

Com informações do Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Eliziane Gama foi uma das deputadas que votou contra a PEC
Eliziane Gama foi uma das deputadas que votou contra a PEC (Eliziane Gama)

BRASÍLIA - Mais de quatro horas após a votação do texto-base, o plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que cria um teto para o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Da bancada maranhense, 13 deputados votaram a favor e apenas quatro contra.

“Eu jamais poderia concordar com a diminuição de recursos destinados para políticas sociais. Hoje, já temos baixo investimento em saúde, educação e assistência social. E o futuro destas políticas públicas depende de maior incremento, algo que ainda não temos assegurado nesta PEC”, justificou Eliziane Gama, que votou contrariamente à proposta.

Para o deputado Rubens Jr., que também votou contra a PEC, “o que está sendo feito na prática é a prorrogação da crise de 2016 pelos próprios 20 anos”.

Cinco destaques apresentados pelas bancadas da oposição foram rejeitados, e não houve alteração em relação ao texto-base. Todos promoviam mudanças significativas no texto, mas os governistas garantiram mais de 280 votos em cada uma das votações para derrubar as tentativas de alteração na medida. Havia um sexto destaque proposto pela bancada do PDT, que foi retirado de última hora, antecipando a conclusão da votação.

O texto-base já havia sido aprovado em primeiro turno na noite de ontem, por 366 votos a 111. Agora, a votação da PEC segue para um segundo turno na Câmara, previsto para ocorrer no dia 24 deste mês.

VEJA COMO CADA DEPUTADO DA BANCADA MARANHENSE VOTOU

Votaram sim

DEM - Juscelino Filho

PEN - Junior Marreca

PMDB - Alberto Filho

PMDB - Hildo Rocha

PMDB - João Marcelo Souza

PR - Davi Alves Silva Júnior

PRB - Cleber Verde

PSB - Ildon Marques

PSB - José Reinaldo

PSD - Victor Mendes

PSDB - João Castelo

PTB - Pedro Fernandes

PTN - Aluisio Mendes

Votaram não

PDT - Weverton Rocha

PCdoB - Rubens Pereira Júnior

PPS - Eliziane Gama

PT - Zé Carlos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.