Pergentino Holanda

Pergentino Holanda

Pergentino Holanda

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
EM RECENTE VISITA a Teresina encontrei Silvio Leite, o nome mais querido da área de comunicação social do Piauí, atualizando as conversas com o seu (nosso) velho amigo Paes Landim, ex-deputado federal que marcou época pela decência como exerceu cargos
EM RECENTE VISITA a Teresina encontrei Silvio Leite, o nome mais querido da área de comunicação social do Piauí, atualizando as conversas com o seu (nosso) velho amigo Paes Landim, ex-deputado federal que marcou época pela decência como exerceu cargos (Silvio Leite e Paes Landim)

Lamentável fábrica de boatos

Como no 1º turno, candidatos precisam dedicar tempo para desarticular armadilhas virtuais. O pacote de maldades consiste em posts e informações falsas divulgadas nas redes sociais. A lamentável fábrica de boatos é uma maneira de fazer política criminosa.

O novo cardeal
Novo cardeal brasileiro, escolhido ontem pelo Papa Francisco, Dom Sérgio da Rocha, de 56 anos, arcebispo de Brasília, é paulista. Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na PUC de Campinas (SP), além de ter doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense,
em Roma.
No ano passado, foi eleito presidente da CNBB com mandato até 2019 e também é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano).
Três dos cardeais anunciados neste domingo são dos EUA, incluindo o arcebispo moderado Blaise Cupich e o arcebispo Joseph Tobin.
A cerimônia para formalizar a elevação acontecerá no dia 19 de novembro.

Bom ministro
Para muitos analistas, por enquanto, o governo Michel Temer só está tendo traquilidade em uma área: o Meio Ambiente.
Com a escolha do deputado Sarney Filho, tarimbado na área, respeitado pelos órgãos ambientalistas, o Ministério do Meio Ambiente só tem trazido boas notícias para o governo.
Com uma agenda intensa e grande movimentação política, Sarney Filho “é uma bêncão” para este governo, na definição de um oposicionista de destaque.

Na rabeira
Acaba de ser divulgado o Índice de Cidades Empreendedoras 2015.
Na análise de 56 indicadores em 32 cidades brasileiras, os lugares mais propícios para empreender são, pela ordem, São Paulo, Florianópolis (SC) e Vitória (ES).
São Luís ocupa a 26ª colocação, à frente de Cuiabá, Teresina e Maceió.
A situação pode favorecer a capital maranhense se for confirmada a implantação, na área portuária, da pretendida Zona de Processamento de Exportações.

Mosca azul
Grande articulador da candidatura vitoriosa do jovem Roberto Costa para a prefeitura de Bacabal, entre outras conquistas obtidas nesta eleição, o senador João Alberto Sousa acha que há muitos caciques no Maranhão contabilizando vitórias que não tiveram nas urnas.
– Tem muito cacique pra pouco índio –, diz João Alberto, que está sendo incentivado por amigos a admitir uma candidatura ao governo do Maranhão em 2018.

Privatização
A exemplo do Parque Ibirapuera, em São Paulo, cuja administração deverá ser entregue à iniciativa privada, já há quem defenda o mesmo para São Luís.
Só assim o parque ambiental da Lagoa da Jansen, construído pela governadora Roseana Sarney, poderia sair do abandono a que foi relegado.
Não faltarão candidatos a explorar e dinamizar uma das áreas de lazer mais agradáveis da capital maranhense.

TRIVIAL VARIADO
O primeiro grande desafio do presidente Michel Temer será enfrentado hoje com a votação do projeto que limita os gastos do poder público à variação da inflação do ano anterior.

No assunto: o projeto irá na contramão do que se consagrou ao longo de décadas: os recursos do Tesouro Nacional são infinitos e suportam tudo. O déficit crescente mostra o contrário.

Seguir a trilha do endividamento da União, que já passou dos 4 trilhões de reais, significa penalizar a população. O País não pode arrecadar impostos para destiná-los, em grande parte, a cobrir os rombos da Previdência e a pagar juros.

Ao praticar juros abusivos, através de uma política monetária restritiva, o poder público segura a Economia, reduz a receita fiscal e encarece o custo de sua dívida numa espiral incontrolável.

Os benefícios fiscais tornaram-se um dos capítulos mais obscuros do manicômio tributário nacional. A começar pelos números divulgados. Dependendo da fonte e do momento, variam em proporções inaceitáveis.

O Piauí e o Distrito Federal declaram adesão ao Clube dos Falidos. Ameaçam decretar estado de calamidade se o governo federal não socorrer. Consideram-se atingidos abaixo da linha d’água e dizem que já jogaram toda a carga no mar. A manobra não ajudou.

Duas certezas na sessão da Câmara, hoje: 1) antes da votação em plenário da proposta que prevê teto dos gastos públicos da União, deputados da oposição vão elevar os watts para os discursos. 2) a maioria ficará a favor do governo.

DE RELANCE

Agora, só aos 70
Além de desvincular do salário mínimo o benefício assistencial que a Previdência paga a idosos e deficientes, o governo estuda elevar a idade minima exigida para o acesso ao benefício dos atuais 65 para 70 anos. O Benefício de Prestação Continuada garante o pagamento mensal de um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita inferior a 25% do salário mínimo.


Livros a mancheias
Caio Castro, ator global e assumido do time que não gosta de ler, entrou na lista dos mais vendidos com seu livro É por aqui que vai pra lá (Globo). Com 661 exemplares vendidos na semana, o livro que traz fotos de viagem, ficou em 10º na lista de não ficção. A dobradinha de colorir da Sextante vendeu mais de 1 milhão de exemplares em 2015. A conferir na Livraria Leitura, no São Luís Shopping.


Feira no Canadá
Na última quinta-feira, a Feira do Livro de Frankfurt e o governo canadense fecharam um acordo para que o Canadá seja o país homenageado da feira de 2020. Para o comitê organizador da homenagem, foram convidados a Associação de Editores Canadenses (ACP) e a Associação Nacional dos Editores de Livros (ANEL), com apoio da Livres Canada Books e Québec Editions.


Fim da greve
A greve dos bancários encerrada no fim de semana em 16 estados, entre os quais o Maranhão, significou retumbante vitória da categoria, que acabou arrancando dos banqueiros um reajuste salarial maior do que o que inicialmente fora oferecido. No entanto, há que se considerar também o “outro lado”. Ao esticarem a corda além da conta (30 dias), os bancários podem ter provado aos banqueiros que os bancos podem funcionar com muito menos gente.


Leais e adesistas
Verdade seja dita: Roseana Sarney sabia comandar com maestria o apoio dos “dois lados” que o seu governo tinha na maioria dos municípios do Estado, mas sabia quem era “leal” e quem era “adesista”. Os leais eram poucos, mas estavam solidários com ela “na saúde ou na doença” e na “alegria ou na tristeza”.


Como nós
Estudo publicado na revista Science sugere que chimpanzés, bonobos e orangotangos são capazes de inferir as crenças de outros e antecipar seus erros. O resultado da pesquisa é mais inovador do que pode parecer: usualmente acreditava-se que os humanos eram únicos nessa capacidade de entender quando alguém tem uma “crença falsa” – um conceito da teoria da mente que está por trás de ideias como engano e empatia.

Ainda ele
O vírus zika deixou de frequentar os noticiários com tanta constância, mas continua preocupando especialistas em saúde pública. Um encontro internacional no Rio, de 7 a 11 de novembro, vai discutir novas estratégias terapêuticas, vacinas e formas de controle. Realizado cerca de um ano após alerta de emergência do Ministério da Saúde sobre o zika, o simpósio é promovido em parceria entre Fundação Oswaldo Cruz, Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências.


Hora de refletir com Sócrates:
“Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados”.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.