Fé católica

Milhares de fiéis participam de encerramento do Círio do Cohatrac

Evento católico mobilizou milhares de fiéis, que percorreram ruas da Cohab e Cohatrac em uma festa de louvação e fé

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Milhares de pessoas participaram ontem, no começo da noite, da procissão de encerramento da 24ª edição do Círio de Nazaré do Cohatrac, que partiu da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab, em direção à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. O cortejo deu a largada logo após a missa celebrada pelo Frei Domingos. Na chegada, houve missa na rotatória do Cohatrac, celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. Este ano, o tema trabalhado é “Fonte de Misericórdia”.

A imagem foi colocada dentro de um andor iluminado e adornado, seguindo por um percurso de cerca de cinco quilômetros. Cantando, agradecendo e pedindo graças, a multidão deu uma demonstração de fé e devoção. “É um momento muito significativo para mim e não tenho vergonha de pedir a interseção de Nossa Senhora pelos nossos governantes, para que sejam iluminados em suas ações em favor do Brasil e peço também que ilumine o prefeito eleito. Vou andando, cantando e pedindo, em voz alta, para que todos possam ouvir”, disse a professora Maria de Fátima Rodrigues, enquanto caminhava.

A procissão foi um misto de orações e cânticos. Os carros de som seguiram com bandas entoando músicas católicas, enquanto outros percorriam as ruas levando crianças vestidas como anjos. Os diversos grupos da organização da festa se dividiam conforme suas tarefas. Segundo Camizão Neto, da equipe da Guarda de Nazaré, todos tiveram um papel importante ao longo da programação do Círio.

“Este evento de hoje, que marca o encerramento, é o ápice da festa, e a imagem está adornada com um manto que recebeu ontem, na etapa do translado, de fieis que alcançaram graças. Foram diversos mantos doados ao longo da festa. Tivemos este ano o Círio Cultural, o Círio Infantil e ainda teremos o Círio Solidário, mesmo com a programação oficial sendo encerrada”, informou Camizão Neto.

Ao longo da festa, iniciada em 23 de setembro, a Polícia Militar estima que 150 mil pessoas participaram da programação em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.