Em pé de guerra

Em pé de guerra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Em pé de guerra

Um episódio envolvendo o delegado Joviano Furtado e homens da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), na semana passada, colocou em pé de guerra a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão (Adepol-MA) e o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão (Sinpol-MA).

Na terça-feira, o delegado prendeu um policial civil em flagrante, acusado de concussão. Ele estaria cobrando propina para dar cobertura aos proprietários de um bingo no Mercado Central.

A Seic, no entanto, estranhou o fato de o mesmo delegado não haver autuado os contraventores. E foi ao local no dia seguinte, para uma nova “batida”, ocasião em que encontrou Furtado na porta do bingo.

Furtado alegava estar lá para pedir a perícia das máquinas caça-níqueis. Mas qual não foi a surpresa dos policiais ao, após a abertura do estabelecimento, constatar que não havia mais nenhum equipamento no local. Houve discussão e o delegado acabou deixando o local.

Em nota, o Sinpol-MA pede apuração da conduta de Joviano Furtado, a quem acusa de “causar transtornos às investigações”.“Se faz necessário (sic), sem corporativismos, a apuração rigorosa da conduta ilegal e arbitrária do delegado Joviano Furtado”, diz o comunicado.

De outro lado, a Adepol-MA) emitiu moção de desagravo ao colega delegado. Na nota, a entidade declara “veemente repúdio às insinuações e declarações infundadas, proferidas por alguns Investigadores de Polícia Civil”.

Só quem ainda não se manifestou sobre o caso foi a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que, mínimo, deve apurar quem fala a verdade sobre o ocorrido.

Censurado

A polêmica entre o delegado Joviano Furtado e agentes da Seic envolve também um profissional de imprensa.

O repórter-fotográfico Mauro Jorge Garcia foi impedido de exercer seu trabalho de cobertura do caso. Ele teve seu celular tomado por um policial civil, que excluiu as imagens.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís (Sindjor) emitiu uma nota, repudiando a censura.

Palavra

O ex-deputado Jota Pinto (PEN) vive uma situação inusitada neste 2º turno da eleiçõe em São Luís.

Ele é primeiro suplente da coligação do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) e seria beneficiário direto de uma eleição do parlamentar como prefeito.

Mesmo assim, segue mantendo seu apoio ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) a quem deu a palavra de aliança antes do surpreendente desempenho de Braide.

Duelo de esposas

A primeira semana de campanha no 2º turno da capital ficou marcado pelo destaque a uma particularidade dos dois candidatos: a “onipresença” das esposas.

Ao lado do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a primeira-dama Camila Braga tem participado de praticamente todas as agendas marido.

O mesmo ocorre com Graziela Braide, que acompanha o candidato em todas as caminhadas. Aliados brincam que ela parece ser a candidata a vice, de tão colada.

Dilma

Voltou a ser destaque na imprensa nacional a notícia de que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) avalia a possibilidade de assumir uma secretaria no governo Flávio Dino (PCdoB).

Depois do jornalista Merval Pereira, que tratou do assunto no início do mês passado na Globo News, o caso agora foi tema de nota da coluna Radar, da revista Veja.

O Palácio dos Leões reagiu à informação, no sábado, 8. Classificou a nova notinha de factoide.

Criminal

Preso na quinta-feira, 6, após desacatar o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos no Pleno do TJ-MA, o promotor de Justiça Carlos Serra Martins já está em liberdade.

A pedido do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins, ele teve a prisão relaxada pelo desembargador José Bernardo Rodrigues.

Mas nem por isso tem tranquilidade: Serra Martins soube recentemente que foi protocolado contra ele mais um processo criminal na Justiça Estadual.

Apoio

O vereador eleito Sá Marques (PHS) declarou apoio ao deputado estadual Eduadro Braide, candidato a prefeito de São Luís pelo PMN.

A confirmação ocorreu durante a reinauguração do Comitê Central da campanha "São Luís tem Jeito!", no Olho d’Água.

- Fico muito feliz de receber o apoio do professor Sá Marques. A dedicação dele pela educação será, sem dúvida, uma colaboração fundamental para a nossa cidade" – disse Braide.

Lixão

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), garantiu ao deputado João Marcelo (PMDB) e ao prefeito eleito de Imperatriz, Assis Ramos (PMDB), solução para o lixão da cidade.

O lixão municipal, localizado nas margens da Estrada do Arroz, na zona rural de Imperatriz, é um problema que há anos se alastra, afetando a população daquele município.

- É muito importante para a saúde pública o descarte correto do lixo. Saímos da reunião com a garantia de que o ministro Sarney Filho resolverá o problema -, afirmou o parlamentar.

E mais

São fortes os rumores em Brasília de um movimento por nova reforma eleitoral com veto total à reeleição, mesmo para gestores eleitos em 2014.

O governador Flávio Dino (PCdoB) foi desafiado a tomar um banho de mar em São Luís depois que uma canetada atestou a balneabilidade das praias da cidade.

Antes considerado um dos candidatos do “consórcio do Palácio dos Leões”, o candidato Eduardo Braide (PMN) passou a ser alvo da máquina de desconstrução governista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.