Retrato

Maioria dos eleitos no primeiro turno é do sexo masculino

Mulheres representam apenas 11% dos prefeitos eleitos e 13% dos vereadores eleitos neste primeiro turno, mesmo com mais de 51% da população brasileira

Lucas Pordeus Leon - Da Rádioagência Nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Nas urnas,preferência foi por homens brancos
Nas urnas,preferência foi por homens brancos (Urna eletrônica)

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, divulgou o perfil dos eleitos no primeiro turno deste ano. A maioria é do sexo masculino, branca, do PMDB e colocou como ocupação o próprio cargo de prefeito ou vereador que já ocupavam.

As mulheres continuam subrepresentadas na política. Elas são mais de 51% da população brasileira, mas representam apenas 11% dos prefeitos eleitos e 13% dos vereadores eleitos neste primeiro turno. Porcentagem semelhante a eleição de 2012.

E pela primeira vez o TSE fez neste ano um recorte da cor e raça dos políticos eleitos. 70% dos prefeitos que venceram no primeiro turno se declararam brancos, 27% pardos e 1,69% se declararam pretos.

Já os brasileiros e brasileiras que se declaram como pardo e preto no IBGE em 2014 chega a mais de 53%. Já os brancos são 45% da população. E os indígenas elegeram seis prefeitos em todo o Brasil.

Partido

Já a divisão dos eleitos por partido divulgada pelo TSE ficou assim: PMDB continua em primeiro em número de prefeitos com 1.028 eleitos, seguido pelo PSDB, com 793 eleitos e depois vem o PSD e PP em quarto. O Democratas está em oitavo colocado com 265 prefeitos eleitos e o PT em décimo com 255 eleitos no primeiro turno.

Entre as profissões dos candidatos eleitos a maioria já se define no cadastro como prefeito ou vereador,mostrando serem políticos profissionais. A segunda profissão que mais aparece no caso dos prefeitos é a de empresário e a segunda ocupação que mais aparece no caso dos vereadores é de agricultor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.