Roberto Rocha no jogo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

O senador Roberto Rocha (PSB) foi quem mais se movimentou desde o resultado do 1º turno das eleições municipais no Maranhão.
Em campanha franca pelo Governo do Estado em 2018 - e, por via de consequência, contra o governador Flávio Dino (PCdoB) -, o socialista segue atuando em vários flancos para fortalecer sua musculatura eleitoral.
Para isso, fez uma série de gestos ao longo da semana.
O primeiro, e talvez o mais importante deles, foi sua saída do Senado. Rocha tirou licença e permitiu a posse do seu primeiro suplente, o ex-vereador e
ex-deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB).
Aliados mais próximos não negam que o acerto pode ser o prenúncio de um movimento de retorno do senador ao ninho tucano, de onde saíra em 2011.
Além disso, ele já recebeu em seu gabinete, em Brasília, os prefeitos eleitos de três importantes municípios do estado: Domingos Dutra (PCdoB), de Paço do Lumiar; Assis Ramos (PMDB), de Imperatriz; e Dr. Erick (PDT), de Balsas.
Nenhum dos três prefeitos eleitos teve apoio do senador neste ano - ao contrário, dois deles, em Balsas e Imperatriz, impuseram-lhe fragorosas derrotas. Mas o socialista quer mostrar que o mandato está acima de questões políticas.
E não há como não imaginar que isso não seja, também, um movimento político-eleitoral.

Atritos
A prisão do major Janilson Lindoso, de Imperatriz - já posto em liberdade após cobrança do prefeito eleito Assis Ramos (PMDB) -, azedou a relação entre PCdoB e PDT.
Os pedetistas reclamam que o encarceramento do oficial da PM acabou terminando por “enterrar” a candidatura de Rosângela Curado naquele município.
E muitos deles atribuem a decisão de prender o militar a uma espécie de vingança dos comunistas, por ter que retirar a candidatura do deputado Marco Aurélio (PCdoB) da disputa.

Debate
Os dois candidatos a prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN), já têm data para se encontrar.
No dia 17 de outubro, o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Maranhão realizará o primeiro debate entre os dois postulantes ao cargo de prefeito da capital.
O evento está marcado para as 19h.

Mais um
O vereador Edmilson Jansen, do PTC, foi mais um a declarar apoio ao candidato do PMN a prefeito de São Luís, deputado estadual Eduardo Braide.
Após almoço com o deputado Edilázio Júnior (PV), ele confirmou apoio ao parlamentar no 2º turno da eleição.
O detalhe é que o PTC é o partido do deputado Edivaldo Holanda, pai do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Até Bentivi
Ex-pré-candidato a prefeito de São Luís, o médico, advogado e jornalista João Bentivi também está integrado à campanha de Eduardo Braide (PMN).
Ele também chegou a lançar candidatura a prefeito da capital, pelo PHS. Mas acabou vetado pela direção do próprio partido, a pedido de candidatos a vereador.
Terminou apoiando a candidatura da vereadora Rose Sales (PMB), que também está com Braide neste segundo turno.

Uber
Luciana Mendes (PP) foi a sétima vereadora de São Luís a declarar apoio a Eduardo Braide (PMN).
Nesse caso, no entanto, o apoio pode acabar se tornando um fardo para o deputado estadual.
Explica-se: Mendes não se reelegeu e, ainda por cima, ficou marcada na capital pela proposta de veto ao Uber na cidade.

Convite
A Academia Maranhense de Letras convidará os candidatos a prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior e Eduardo Braide, para um novo diálogo.
Dessa vez, os candidatos terão a oportunidade, separadamente, de conhecer com profundidade o acervo do Centro Histórico de São Luís e discutir melhorias para o local.
No primeiro turno, a AML convidou os candidatos a prefeito para assistir a um documentário sobre a trajetória de Haroldo Tavares. Edivaldo, contudo, não compareceu.

Silêncio
O deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), silenciou ao longo da última semana que transcorreu após a eleição municipal.
Diferentemente do que ocorreu durante o período da campanha para o primeiro turno, o parlamentar sequer utilizou a tribuna para tratar da gestão de São Luís.
O silêncio do deputado é observado com angústia por aliados do prefeito e comemorado por apoiadores de Eduardo Braide (PMN).

E MAIS

• O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) aposta na manutenção da larga vantagem na zona rural para vencer a eleição.

• O Estado atiça o debate político nesta segunda-feira com a primeira das duas entrevistas que fará neste segundo turno da eleição municipal em São Luís.

• Com transmissão ao vivo pelo site do jornal, a Sabatina O Estado acontece das 10h às 11h e terá como primeiro entrevistado o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, seguido de Eduardo Braide, na terça-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.