Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
(PH07101601H)

Mulheres que chegam aos 90 anos

Outubro e novembro vão ficar marcados na nossa sociedade como os meses de 2016 em que celebrarão 90 anos de idade três grandes damas de nossa sociedade.
Hoje, é a vez de Dona Cacilda Bernardes Albuquerque, que festeja a data com jantar na sua casa no Olho d´Água.
Domingo, é a vez de Dona Olga Nagem Frota, que vai reunir amigos para as devidas comemorações no apartamento do filho Nelson Frota.
No dia 14 de novembro, quem entra para o grupo das octogenárias, é Dona Maria Teresa Salomão Lago. Ela já decidiu que vai passar a data no Rio de Janeiro.

Hoje tem O Rappa
Chegou a hora de São Luís reencontrar O Rappa. O grupo liderado por Marcelo Falcão faz show nesta sexta-feira, no estacionamento do São Luís Shopping.
Os portões do evento abrem às 19h e para anunciar esse grande show, o grupo Raiz Tribal, a Orquestra Invisível e Kadu Ribeiro agitam a noite em grande estilo com muito reggae e pop rock.
Na apresentação de hoje, O Rappa usará instrumentos diferentes nos arranjos, como uma guitarra de 12 cordas, clarinete, piano elétrico, escaleta e os steel drums (tambores de aço), usados na dançante música caribenha. Mas sem perder a identidade do grupo.

Selo da UFMA
O Ministério das Comunicações e os Correios lançam hoje o selo comemorativo em homenagem aos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão. A marca postal servirá como fonte de registro e estampará todas as correspondências e objetos dos Correios no mês de outubro, divulgando a imagem da UFMA para o mundo.
O selo comemorativo é uma emissão temática dos Correios que homenageia personalidades, em âmbito nacional ou internacional, e registra fatos e datas relevantes de um período, caso do cinquentenário da UFMA, a ser celebrado no dia 21 de outubro.
A solenidade de obliteração do selo compõe a programação alusiva aos 50 anos da UFMA e será feita pela reitora Nair Portela e o diretor regional dos Correios/MA, Rosselveth Pereira de Carvalho.
As atividades em celebração ao aniversário tiveram início na última terça-feira, com o 36º Festival Maranhense de Coros (FEMACO), que acontece até o dia 9.

Tech Nordeste
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Rachel Jordão, apresentou a 1ª edição do Tech Nordeste – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Região, no lançamento do evento, ontem no Sebrae Jaracaty.
Segundo Raquel, o evento, que terá discussões sobre negócios, tecnologia e inovação voltados para o desenvolvimento de micro e pequenos, é importante para que os empreendedores continuem abrindo micro e pequenas empresas no mesmo ritmo de crescimento registrado entre 2009 e 2014, quando cerca de 100 mil empresas do tipo foram abertas apenas no Maranhão.

Livro de Natalino
O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, médico nefrologista Dr. Natalino Salgado Filho, lança, hoje à noite, o livro Faculdade de Medicina do Maranhão, Uma história de 59 anos.
Também hoje será oferecido o jantar da premiação do V Bisturi de Ouro. No evento, que terá como palco o Marcus Barbosa Inteligent Office, serão homenageados profissionais da área médica que se destacaram em 2015.

Homenagem
Em reconhecimento pelos 15 anos nos quais coordenou o FEMACO (Festival Maranhense de Coros), promoção da UFMA há 36 anos, minha afilhada de casamento Yeda Stela Salim Rosa (apadrinhei seu casamento com o jornalista José Salim há 46 anos) foi homenageada na abertura do festival, em cerimônia no Teatro Arthur Azevedo (da qual ela já foi diretora administrativo-financeira).
Aproveitou para conclamar os colégios a estimular a formação de corais, ressaltando a importância da música para o estabelecimento do clima de cordialidade entre os jovens nas escolas. Nada mais oportuno!

Brinquedos antigos
Paralelamente ao burburinho da Festa Ploc, dia 14, na Casa das Dunas, o complemento é a exposição “Brinquedoteka”, no Shopping da Ilha, com os principais brinquedos que marcaram a geração dos anos 1970, 1980 e 1990, em versão gigante. O espaço é totalmente interativo e os brinquedos estarão disponíveis para serem jogados, oferecendo um momento de nostalgia e diversão ao público.
Genius, Aquaplay, Futebol de Pinos, Cai não Cai e Pula Pirata são os protagonistas desse evento. Todos são jogos que marcaram gerações e são produzidos até os dias de hoje pela consagrada marca de brinquedos Estrela. Além disso, a exposição conta com games da época, como o Atari, telas interativas com clipes musicais, seriados e espaço para fotos.

Desfile infantil no shopping
Em comemoração ao Dia das Crianças, festejado em 12 de Outubro, o São Luís Shopping realizará, amanhã e domingo, o “Slz Colors Kids”. Trata-se de um desfile infantil reunindo consagradas marcas, entre elas, Dress To, Minamoo, Lilica e Tigor, Malwee, Puc, Louvre, Bransk e Ri Happy. O evento acontecerá na Praça de Alimentação do segundo piso, com programação das 15h às 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.