Vandalismo

Lagoa da Jansen está em estado precário

Lixo, estrutura de proteção das quadras danificada, mato alto, cobertura de arquibancadas danificada e falta de iluminação são alguns problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Rede de proteção de quadra de esporte na Lagoa da Jansen está danificada e demonstra descaso com o local
Rede de proteção de quadra de esporte na Lagoa da Jansen está danificada e demonstra descaso com o local (lagoa da Jansen)

As quadras de esportes da Lagoa da Jansen, um dos principais cartões- postais de São Luís, estão abandonadas. O cenário é de vandalismo e de falta de manutenção, causando transtorno a frequentadores, esportistas e turistas que se aventuram pelo local.

De longe, até parece que a situação não é tão crítica, mas, olhando de perto, percebe-se a gravidade dos problemas. Para começar, as cercas que fazem a proteção das quadras estão deterioradas, as estruturas de ferro estão retorcidas e grandes buracos se formaram nas estruturas.

Nas arquibancadas, a maior parte da cobertura sumiu, restando somente em alguns pontos. E mesmo assim, essa cobertura que restou não protege em nada do sol ou da chuva e se configura em risco às pessoas, já que as lonas pendem das estruturas de ferro e podem cair nas cabeças do torcedores que se aventuram a ficar no espaço.

Outro problema é o lixo. E não apenas o ocasional, jogado por visitantes no chão, já que muitos dos coletores espalhados ao longo da lagoa foram quebrados por vândalos. Também há o lixo proposital, jogado nas áreas verdes da lagoa, à beira da água. Plástico, papel, latas garrafas e até restos de construção podem ser encontrados no local.

A falta de iluminação é outra deficiência. Segundo frequentadores, durante a noite, há trechos que ficam totalmente às escuras, aumentando os riscos de assaltos e outras ações de marginais.

Mirante da lagoa

A maioria dos brinquedos dos parques infantis estão quebrados. Oferecendo mais risco, que diversão às crianças. O mirante da lagoa é uma área completamente abandonada, pouco frequentada e cheia de mato ao redor, utilizado apenas por quem gosta de se aventurar, como ciclistas, que abriram trilhas nas imediações. O trapiche também está comprometido.

No fim do ano passado, O Estado denunciou que a Concha Acústica da Lagoa da Jansen estava completamente abandonada e alvo da ação de vândalos , tomada pelo mato. Alguns meses depois, em março, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) anunciou a abertura do processo de licitação para contratação de uma empresa para reforma da Concha e dos quiosques do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen. O prazo para a conclusão das obras era de 150 dias.

Em nota, equipes de engenharia da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informaram que já incluíram as praças esportivas da Lagoa na previsão orçamentária para o próximo período. Quanto à iluminação, por se tratar de um serviço da rede pública, a Sedel já fez solicitação ao órgão responsável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.