Olimpíadas

Japoneses pedem que medalhas sejam de metal reciclado

Tóquio será sede dos Jogos Olímpicos de 2020 e os nipônicos querem impedir altos gastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
As medalhas de ouro, prata e bronze serão diferentes no Japão/Divulgação
As medalhas de ouro, prata e bronze serão diferentes no Japão/Divulgação (Medalhas)

Tóquio

Milhares de japoneses pediram através de uma campanha iniciada por uma associação ambiental do país que as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio, sejam feitas de metal reciclado procedente de dispositivos eletrônicos.

Ao todo até ontem, 9.775 pessoas forneceram sua rubrica em um abaixo-assinado criado na plataforma "change" em julho, que será remetido ao Comitê Organizador da próxima edição dos Jogos de verão quando tiver 10 mil assinaturas.

O Comitê estuda há meses a opção de usar metais como o aço, o cobre e o alumínio procedentes de eletrodomésticos e objetos metálicos descartados, mas ainda não se pronunciou a respeito.

A medida seria similar à adotada pela organização dos Jogos do Rio, que entregou aos atletas que subiram ao pódio neste ano medalhas feitas parcialmente com metais reciclados procedentes de equipamentos eletrônicos.

Cerca de 1,5 mil medalhas de ouro que serão entregues na capital japonesa daqui a quatro anos poderia ser produzida a partir de aproximadamente 320 mil telefones celulares, segundo estimativas de uma das associações envolvidas na campanha, o Fórum dos Ecomateriais.

Todas as medalhas distribuídas, incluindo as de prata e bronze, podem ser criadas a partir de metal reciclado de objetos como resíduos de filmes de máquinas de raios X, de acordo com o grupo, que procura conscientizar a população sobre a reciclagem de aparelhos de pequeno porte.

Há alguns meses, várias empresas operadoras de negócios de reciclagem autorizadas pelo governo japonês nas Prefeituras de Aomori, Iwate e Akita, no nordeste do país, fizeram uma proposta similar ao comitê de Tóquio 2020. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.