Terminal de ônibus

Terminal de ônibus no Mercado Central é retrato do caos

Veículos ficam estacionados em locais irregulares, situação que atrapalha o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos que passam pelo local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Terminal de ônibus do Mercado central é desorganizado
Terminal de ônibus do Mercado central é desorganizado (Terminal)

Caótico. Essa é a realidade do terminal de ônibus localizado na área do Mercado Central, onde param os coletivos que fazem linha para a zona rural de São Luís, como Maracanã, Quebra Pote e Tibiri. A falta de organização do local é fruto da ausência de uma fiscalização, situação que acaba causando transtornos para todos.

Na manhã de ontem O Estado esteve no local e comprovou a desorganização do espaço. Uma das primeiras irregularidades é pista feita de paralelepípedos que apresenta buracos em diversos pontos, fato que já se torna um transtorno para os motorista e ainda contribui para um aspectos de abandono do espaço.

No entanto, o que mais chama atenção é a desordem do local que cresce gradativamente com a ausência de uma fiscalização efetiva para coibir as irregularidades. No espaço, muitos veículos de passeio ficam estacionados no pontos que deveriam ser utilizados pelos ônibus para embarque e desembarque de passageiros. Como consequência, esses coletivos param no meio da pista para que as pessoas irem até eles.

A situação não é recente. Conforme o relato dos comerciantes do local, o problema já vinha acontecendo há algum tempo e, com o passar dos anos, vem se acentuado sem que nada pudesse ser feito para resolvê-lo.

Na maioria das vezes são os veículos de carga que estão levando os produtos para abastecer os mercados da região que permanecem estacionados nos pontos que deveriam ser utilizados pelos coletivos. Mesmo após ser feito o descarregamento dos produtos esses veículos ainda continuam no local, impedindo a parada correta dos ônibus.

Como no local não existem placas de sinalização no local para orientar os motoristas onde é permitido ou não estacionar, as irregularidades são cometidas com bastante frequência. Ainda ontem, O Estado flagrou um veículo parado sobre as calçadas, infração passível de multa de acordo com o Código de Trânsito Brasileira (CTB).

José Domingos Cantanhede trabalhou nesse área do Mercado Central por mais de 20 anos relatou que o problema na região é antigo. “Quando chega um ônibus aqui ele fica no meio da pista e as pessoas têm de ir para o meio da rua para poder pegar”, disse.

Problema

A comerciante Francinete Alves Pereira também relatou o problema e ainda citou a disputa por vagas entre as pessoas que estacionam os veículos no local. “De vez em quando tem confusão aqui por causa desse problema”, afirmou. Outra reclamação dela é com relação à coleta de lixo do local, que algumas vezes deixa a desejar.

A Prefeitura de São Luís foi procurada por O Estado para saber se ela estava ciente dos problemas apresentados na reportagem e o que poderia ser colocado em prática para resolver essas pendências, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.