Em baixa

Indicador de Investimentos na economia cai 2,8%, anuncia o Ipea

A queda em agosto é a segunda consecutiva dos investimentos se deu após crescimento expressivo verificado em junho, quando o indicador cresceu “expressivos” 8,2%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Rio de Janeiro

Os investimentos na economia brasileira - medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBPC) - caíram pelo segundo mês consecutivo, fechando agosto em menos 2,8%, na comparação com julho, na série livre de influências sazonais. A constatação é do Indicador Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de Formação Bruta de Capital Fixo, divulgado ontem. Para o Ipea, a segunda queda consecutiva dos investimentos se deu após crescimento expressivo verificado em junho, quando o indicador cresceu “expressivos” 8,2%.

O indicador mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital (basicamente máquinas, equipamentos e material de construção) utilizados para a produção de outros bens.
As quedas consecutivas no indicador, para o coordenador do Grupo de Conjuntura do Ipea, José Ronaldo Castro Junior, é normal, principalmente, levando em conta a expansão expressiva de 8,2% em junho.

“O Investidor em formação bruta de capital fixo é muito volátil e é normal no mundo todo este sobe e desce que está diretamente ligado à confiança na economia. Há aí todo um clima de expectativa em torno das medidas que serão tomadas e temos sempre que lembrar que os indicadores ainda apontam para uma retração da economia, portanto, para uma queda do PIB [Produto Interno Bruno no fechamento do ano”.

Para o economista do Ipea, o país sofreu e ainda vem sofrendo com a crise. “e como as projeções ainda são de continuidade da que­da do PIB para os próximos meses, a recuperação [da economia] é lenta e gradual”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.