Outubro Rosa

Fórum promoverá palestra sobre câncer de mama

Evento integra as atividades da Campanha Outubro Rosa, que alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

O Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau, em São Luís, se engajou na campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Amanhã, a mastologista do Hospital do Câncer (Hospital Geral), Ana Lícia Maia e Silva, ministrará palestra sobre câncer de mama, às 8h30, no auditório Desembargador José Joaquim Ramos Filgueiras, no Fórum. O evento será aberto à comunidade.

Ana Lícia Maia é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão UFMA e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer Inca (RJ).

Segundo dados do Inca, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Conforme o Instituto, a estimativa de novos casos é de 57.960 em 2016.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estatísticas disponíveis no portal do Inca (www.inca.gov.br), referentes ao ano de 2013, apontam que o número de mortes foi de 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Atividades

Também como parte das atividades da campanha Outubro Rosa, o Fórum Desembargador Sarney Costa abre hoje, às 9h, na Galeria Celso Antônio de Menezes, a II Mostra Fotográfica Impressões de Mulher.

As fotografias foram produzidas pelo Fórum, no mês de setembro, durante sessão de maquiagem e limpeza de pele, reunindo 25 mulheres mastectomizadas, do Hospital Aldenora Bello e Hospital do Câncer (Hospital Geral).

Durante este mês, como parte da campanha, o Fórum arrecadará doações de material de higiene (pasta de dente, papel higiênico, fraldas, material de limpeza entre outros) para os hospitais Aldenora Bello e Geral e a Fundação Antônnio Bruno, que se dedicam ao tratamento de pacientes com câncer no Maranhão.

Mais

Postos de coleta de doações

Os postos de coleta já estão recebendo doações em horário comercial. Os postos são: o Fórum Desembargador Sarney Costa (hall), Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), Fórum Eleitoral (Anel Viário), Escola Superior de Magistratura do Maranhão (Esmam), no Calhau, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), também no Calhau, Centro Administrativo do TJMA (Rua do Egito - Centro) e no Almoxarifado Central do TJMA (Alemanha).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.