Mortes violentas

Em apenas 4 dias, 15 mortes violentas registradas na Ilha

Terça-feira foi o dia mais violento, com seis homicídios, seguido de sábado e domingo, com quatro cada; números superam o mesmo período de 2015

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Elvis Pablo Pereira de Abreu foi morto a tiros por bandidos desconhecidos no bairro Liberdade, na terça-feira
Elvis Pablo Pereira de Abreu foi morto a tiros por bandidos desconhecidos no bairro Liberdade, na terça-feira (Em apenas 4 dias, 15 mortes violentas registradas na Ilha )

Moradores da Região Metropolitana de São Luís, aterrorizados com os ataques a coletivos e escolas públicas, realizados diariamente por facções criminosas, sob orientação de apenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, são obrigados, também, a conviver com as ocorrências de assassinatos. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que somente na terça-feira, 4, ocorreram seis homicídios dolosos na Ilha e, nos primeiros quatro dias do mês, foram registradas 15 mortes violentas. Os números são mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, quando apenas sete casos foram registrados.

Até o momento, a terça-feira está sendo apontada como o dia mais violento deste mês. O primeiro registro de morte deste dia teve como vítima Ricardo Fabrício Ferreira Araújo, de 25 anos, morto a tiros por criminosos não identificados, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. A motivação desse crime não foi informada pela polícia e, até o começo da tarde de ontem, não havia registro de prisão dos acusados.

No período da noite, ocorreram mais cinco assassinatos, sendo quatro por armas de fogo e um por arma branca. Uma das vítimas foi identificada como Elvis Pablo Pereira de Abreu, de 20 anos, morto por desconhecidos com mais de seis tiros. O crime teria ocorrido nas proximidades da Praça Mário Andreazza, no bairro Liberdade. Elvis Pablo ainda foi levado por populares para o Hospital Municipal Socorrão I, no Centro, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico.

Outra vítima foi Ozias Oliveira Lira, de 34 anos. A polícia informou que dois marginais teriam alvejado com dois tiros a cabeça da vítima, no bairro Cidade Olímpica, e fugiram em uma motocicleta de marca e placa não identificadas. Na Travessa Jerusalém do Jardim São Cristóvão, a polícia registrou a morte de Merval Melo Filho, de 22 anos.

Ele teria levado um golpe de faca no abdômen, segundo a polícia, desferido por Erico de Oliveira Sousa. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), enquanto o acusado foi apresentado no plantão de Polícia Civil da Cidade Operária. Também foram mortos a tiros Adriano Silva e Silva, conhecido como U, de 26 anos, no Bom Jesus, e Paulo Miranda Silva, no Residencial Turiúba, em São José de Ribamar.

Mais mortes
A polícia, no dia 2 deste mês, registrou quatro mortes. As vítimas foram Oleliano Soares Raposo Neto, de 49 anos, na Cidade Olímpica; José dos Remédios Cantanhede Pereira, de 29 anos, na Alemanha; Jorge Assunção Furtado, o Jorge Curador, de 53 anos, no Anjo da Guarda, e José de Ribamar Campelo, de 18 anos, local do crime não revelado.

Já no dia 1º, foi registrado um duplo homicídio no bairro Ilhinha. As vítimas foram Elton Keven Cutrim Pereira, de 20 anos, e Mario Jorge Pereira Jansen, de 39 anos. Nesse dia, morreram Pablo Thallys Veras Ferreira, de 14 anos, no Rio Anil, e José Raimundo Pereira dos Santos, de 26 anos, na Vila Macacujá. No dia 3, a polícia registrou o assassinato do apenado do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Wanderson Soares Ferreira, o Nego Boy, de 26 anos.

Ele foi morto a golpes de faca dentro da cela 4 do bloco Delta, da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 6, antigo Centro de Detenção Provisória. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio de nota, informou que abriu procedimento para apurar a motivação e circunstância dessa morte.

Nego Boy havia sido preso no dia 12 de novembro de 2014 por uma guarnição da 10ª Companhia da Polícia Militar, na cidade de Trizidela do Vale, acusado de praticar assaltos na região. Com ele foram apreendidos uma arma artesanal, conhecida como garruncha, e vários objetos possivelmente produtos oriundos de roubos. l

Fique Sabendo

Vítimas dos quatro primeiro dias deste mês na Ilha

Dia 1: Elton Keven Cutrim Pereira, Mario Jorge Pereira Jansen, Pablo Thallys Veras Ferreira e José Raimundo Pereira dos Santos.

Dia 2: Oleliano Soares Raposo Neto, José dos Remédios Cantanhede Pereira, Jorge Assunção Furtado e José de Ribamar Campelo da Conceição

Dia 3: Wanderson Soares Ferreira

Dia 4: Ricardo Fabrício Ferreira Araújo, Elvis Pablo Pereira de Abreu, Ozias Oliveira Lira, Merval Melo Filho, Paulo Miranda Silva e Adriano Silva e Silva

Saiba mais

Segundo a polícia, um total de 22 veículos e 12 escolas teria sido alvo de ataques criminosos na Região Metropolitana de São Luís desde o dia 27 do mês passado até a tarde da última terça-feira.

Número

15

Foi o número de mortes violentas registradas nos quatro primeiro dias deste mês na Região Metropolitana de São Luís, 6 delas somente na terça-feira, 4.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.