Triathlon

Triatleta do Maranhão comemora bom desempenho em Mundial

Shirley Orivane completou prova da competição realizada nos Estados Unidos na 9ª posição, com o tempo de 9 horas, 25 minutos e 25 segundos, depois de grande batalha contra rivais de diversos países

PAULO DE TARSO JR./IMIRANTE ESPORTE

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Shirley Orivane durante sua participação na corrida de 30 quilômetros, uma das etapas da competição(Foto: Divulgação)
Shirley Orivane durante sua participação na corrida de 30 quilômetros, uma das etapas da competição(Foto: Divulgação) (Shirley)

“Feliz e orgulhosa”. Foi assim que Shirley Orivane, um dos principais destaques do Brasil no Mundial de Triathlon de Longa Distância, realizado em Oklahoma, nos Estados Unidos, definiu sua participação na competição deste ano. A triatleta do Maranhão completou os 4km de natação, os 120km de ciclismo e os 30km de corrida da prova na 9ª posição na categoria 25 a 29 anos com o tempo de 9h25’25”.

O resultado inédito para Shirley Orivane foi ainda mais expressivo porque apenas 14 das 17 atletas que iniciaram a prova conseguiram chegar até o final. Além disso, a triatleta do Maranhão foi a única sul-americana a completar a prova.

“Acredito que foi a prova de triathlon mais difícil que já participei. A forte ventania transformou o Lago Hafner em um verdadeiro mar agitado, com correntezas e marolas. Vi várias pessoas em pânico, por conta das condições do lago, que desistiram e necessitaram de resgate. No ciclismo, apesar de plano, o vento e o calor também foram fatores adversos e que exigiram bastante. Durante a corrida, a briga foi entre corpo e mente. As pernas já estavam cansadas do esforço feito no ciclismo, mas mantive o pensamento firme e só parei após a linha de chegada. Estou realmente muito feliz e orgulhosa com esse resultado, porque foi uma prova muito dura para todo mundo e, principalmente, pelo alto nível dos atletas que estavam competindo”, analisou Shirley.

Após conseguir o bom resultado, a triatleta lembrou das dificuldades enfrentadas até chegar à competição nos Estados Unidos. “Não foi fácil chegar lá. Apesar da falta de patrocínio, das lutas, sacrifícios e desafios diários para conciliar a rotina de treino e trabalho, continuo sonhando, buscando bons resultados e amando cada vez mais o triathlon”, disse.

Mundial no México

Na semana que antecedeu a disputa em Oklahoma, Shirley Orivane representou o país no Mundial de Triathlon, competição realizada na cidade de Cozumel, no México. No território mexicano, a triatleta participou de três provas na categoria 25 a 29 anos: Aquathlon (2,5km de corrida, 1km de natação e 2,5km de corrida), Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) e Standard (1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida).

O melhor resultado da triatleta foi obtido na prova do Aquathon. Com o tempo de 43’03, Shirley terminou a prova no 17º lugar. Os outros resultados dela foram os seguintes: 36ª do Standard e 45ª no Sprint.

“Fiquei satisfeita com os meus resultados no México, principalmente por perceber melhoras significativas em meu desempenho nas três modalidades. No último dia de competição, a correnteza do mar estava muito forte, dificultando bastante a natação. Porém, fiz um ciclismo forte e uma corrida progressiva, uma vez que as condições climáticas desgastavam muito”, revelou a triatleta.

Próximas competições

Sem tempo para descansar, Shirley Orivane já começou sua preparação para a disputa de mais duas competições este mês. No dia 16, ela competirá na Copa Brasil Sprint de Triathlon, competição que ocorrerá na cidade de Vila Velha (ES).

No fim de semana seguinte, ela competirá na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, em Salvador (BA). Na primeira etapa, realizada em março, Shirley foi a segunda colocada e, por isso, tem boas chances de voltar da capital baiana com o título nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.