Desempenho

Produção da indústria cresce em agosto no MA

Apesar do aumento, estudo da Fiema aponta que índice ainda não é o ideal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Pesquisa realizada com empresários de 1º a 14 de setembro pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) aponta que o volume de produção cresceu 3,1 pontos no Estado na passagem de julho para agosto, registrando 47,6 pontos. Apesar do aumento, o índice permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que indica que a produção ainda se encontra abaixo do esperado.

Segundo o estudo, o resultado deve-se ao aumento do volume de produção das indústrias de pequeno porte, de 14,3 pontos, que alcançou o nível esperado de 50 pontos, o que indica melhora da produção nesse setor. Enquanto nas indústrias de médio e grande porte, o índice apresenta queda e registra 46,4 pontos.

No Brasil e na Região Nordeste, o índice atingiu a marca de 50,8 pontos e 50,9 pontos, respectivamente, o que indica retorno do aumento da produção. Já o índice de número de empregados apresenta aumento de 3,8 pontos, mas permanece abaixo dos 50 pontos, marcando 47,4 pontos.

Capacidade instalada

Ainda de acordo com a Sondagem Industrial, a utilização da capacidade instalada (UCI) aumentou 6% em comparação ao mês anterior e registrou 68%. O índice de UCI efetiva em relação ao usual apresenta aumento e atinge 45 pontos, permanecendo abaixo do esperado, o que indica ociosidade do setor industrial.

Os indicadores de expectativa - quanto a demanda, número de empregados, compras de matérias-primas e exportação - para os próximos seis meses registram queda e encontram-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica pessimismo dos empresários nesses aspectos.

Mais

Sondagem é realizada

mensalmente

A Sondagem Industrial do Maranhão é elaborada mensalmente pela Fiema em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Indústrias dos segmentos de Alimentos, Vestuário, Couros, Derivados do petróleo, Biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Plásticos, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Veículos automotores, Móveis, Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos participaram da pesquisa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.