Escolas vandalizadas

Centenas de estudantes sem aulas em São Luís

Secretaria Municipal de Educação afirmou que esta semana grande parte desses alunos estará de volta às atividades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
As escolas que foram incendiadas em São Luís
As escolas que foram incendiadas em São Luís (As escolas)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) chegou ontem a divulgar que 1.461 estudantes da rede de ensino municipal estariam fora da sala de aula em São Luís, depois que 14 escolas da Região Metropolitana foram incendiadas criminosamente do dia 30 de setembro até domingo, 2. Em seguida informou que somente cerca de 500 estariam sem estudar.

A Semed afirmou ontem que ainda esta semana grande parte desses alunos estarão de volta às atividades normais. Os estabelecimentos de ensino não foram totalmente queimados. Há escolas em que poucas salas foram vandalizadas.

Duas escolas, a Darcy Ribeiro, no Sacavém, e a Carlos Saads, na Vila Mauro Fecury 2, serão recuperadas por meio de uma parceria com o Governo do Estado. Já as demais, serão restauradas com recursos próprios da prefeitura.

A única escola onde os alunos serão realocados para outro espaço é a Unidade de Educação Básica Tiradentes, na Vila Maranhão. Eles devem ocupar um prédio que ainda será providenciado pela Semed. Nos outros colégios, a previsão é de que as aulas sejam retomadas ainda esta semana, de forma normal.

Atentados

Até a manhã de ontem, 14 escolas na região metropolitana de São Luís já haviam sido alvo de vandalismos. Os atentados começaram na sexta-feira, dia 30, quanto três escolas foram incendiadas. No dia seguinte, 1º, mais seis prédios foram atacados e no domingo, quatro. Ontem a UEB João Lima Sobrinho, no Parque Timbiras, completou a lista.

O atentado foi logo de manhã cedo, perto das 5h. Pelo menos duas salas foram atingidas. Funcionários do estabelecimento, moradores próximos e alunos não acreditavam no que viam. Apenas podiam lamentar a situação.

No sábado foram registrados os mais graves ataques. No município de São José de Ribamar, a Escola Municipal Nice Lobão, no bairro da Vila Kiola, foi alvo da ação de criminosos, que incendiaram uma das salas de aula e destruiram a urna eletrônica que estava no espaço.

Neste mesmo dia, foram registrados ataques na Escola Janaina, no bairro do Pirapora; Escola Liberano Pereira, na Maioba; e na Escola São Francisco, na Maiobinha. A votação que aconteceria nesses espaços não foi prejudicada.

Na madrugada de domingo houve um princípio de incêndio na parte externa da Unidade Integrada Governador Acher, no bairro do Filipinho. Os militares que estavam fazendo a segurança no local frustraram os ataques dos criminosos que fugiram logo em seguida. No entanto, algumas salas de aula ficaram sem energia elétrica.

Segurança segue

Apesar dos atentados a escolas, que seriam seções eleitorais, o TRE afirmou que o primeiro turno das eleições transcorreu de forma tranquila, principalmente por conta do esquema de segurança, que contou com mais de 1200 homens das forças armadas. “O que verificamos é que o conflito na penitenciária visava exatamente ter um impacto durante as eleições. A nossa estratégia, o nosso trabalho, foi evitar que esse conflito que não tinha nada de eleitoral, mas uma violência urbana, com raízes ainda não plenamente esclarecidas, tivesse impacto que pretendia no processo eleitoral”, afirmou o desembargador Raimundo Barros, corregedor do TRE-MA, durante a apuração das eleições.

Segundo Barros, essa mesma mobilização em torno da segurança permanecerá para o 2º turno. No total, 1.290 homens do Exército e 9 mil das polícias federal, militar, civil, rodoviária e corpo de bombeiros trabalharam na escolta, guarda de urnas, policiamento ostensivo e atividades de inteligência para prevenção de incidentes.

Escolas atacadas

ATAQUES EM ESCOLAS

30/09 – UEB Darcy Ribeiro, no Sacavém

30/09 – UEB Professor Carlos Saad, na Vila Mauro Fecury I

30/09 - UEB Rubem Almeida, no Coroadinho

1º/10 – Escola Ana Lúcia Chaves Fecury, no bairro São Bernardo

1º/10 – Escola Maria de Lourdes, no Canavieiro, em São José de Ribamar

1º/10 – UEB Tiradentes, na Vila Maranhão

1º/10 – Escola Roseana Sarney, na Vila Roseana Sarney, em São José de Ribamar

1º/10 – Escola Primeiros Passos, no Turiúba, em São José de Ribamar

1º/10 – Escola Maria José Vaz dos Santos, no João de Deus

2/10 = Escola Janaína, no Pirapora

2/10 – Escola Municipal Nice Lobão, na Vila Kiola, em São José de Ribamar

2/10 – Escola Liberano Pereira, no Maiobão (tentativa)

2/10 – Escola São Francisco, na Maiobinha (tentativa)

3/10 – UEB João Lima Sobrinho, na Vila Natal, no Parque Timbiras

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.