Criminalidade

Fim de semana foi de ataques a ônibus e escolas em São Luís

Em uma dessas ações, uma urna eletrônica foi destruída na Vila Kiola; nove pessoas foram apresentadas ontem como responsáveis pelos crimes

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Urna queimada por bandidos
Urna queimada por bandidos (Fim de semana foi de ataques a ônibus e escolas em São Luís)

O fim de semana foi de novos ataques a ônibus e escolas na Região Metropolitana de São Luís. Apesar do planejamento feito pelos órgãos de segurança do estado (polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros) e a presença ostensiva das tropas federais, os delitos continuaram sendo registrados em diferentes bairros.

Na madrugada de ontem houve um princípio de incêndio na parte externa da Unidade Integrada Governador Acher, no bairro do Filipinho. Os militares que estavam fazendo a segurança no local frustraram os ataques dos criminosos que fugiram logo em seguida. No entanto, algumas salas de aula ficaram sem energia elétrica.

Também ontem foram registrados ataques na Escola Janaina, no bairro do Pirapora; Escola Liberano Pereira, na Maioba; e na Escola São Francisco, na Maiobinha. A votação que aconteceria nesses espaços não foi prejudicada.

Um coletivo também foi alvo da ação dos criminosos neste domingo. O caso aconteceu por volta de 16h, na Avenida dos Portugueses, em um ônibus da linha Alto da Esperança. Cinco pessoas tentaram atear fogo no coletivo, mas não conseguiram concretizar a ação, pois foram impedidos pelos passageiros. Após a tentativa frustrada, os criminosos fugiram e não foram identificados.

Graves
No sábado foram registrados os mais graves ataques. No município de São José de Ribamar, Escola Municipal Nice Lobão, no bairro da Vila Kiola, foi alvo da ação de criminosos, que incendiaram uma das salas de aula, destruindo a urna eletrônica que estava no espaço. O Tribunal Regional Eleitora (TRE) substituiu o equipamento para que a votação eleitoral pudesse acontecer normalmente.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), foram registrados ataques também na Escola Roseana Sarney, na Vila Roseana Sarney; na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tiradentes, na Vila Maranhão; Escola Ana Lúcia Mauro Fecury, no São Bernardo, o Colégio Maria de Lourdes Oliveira, em São José de Ribamar, e na U.E.B. São José, na Vila São José. Também houve registro de um ataque em uma creche na comunidade do Turiuba.

Ônibus
Na empreitada dos criminosos no fim de semana, veículos também foram atacados. Houve registros de dois ônibus pertencentes ao sistema de transporte coletivo incendiados por bandidos. Uma van do transporte alternativo também foi atacada.

Na região do Tibiri, por volta de 17h, um ônibus foi incendiado por criminosos. O ataque aconteceu na Rua Nova, nas proximidades do Distrito Industrial. Policiais Militares do 21º Batalhão de Policia Militar (21º BPM) estiveram no local, juntamente com homens do Centro Tático Aéreo (CTA), e fizeram a apreensão de um adolescente de 17 anos e outras duas pessoas, apontados como responsáveis pelo delito. Todos foram conduzidos para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no bairro de Fátima.

No início da manhã de sábado foi registrado um ataque de um ônibus de linha Popular Ipase, na Vila Isabel Cafeteira. As chamas consumiram rapidamente todo o veículo e por pouco não atingiram as residências da proximidade.

Também no sábado foi registrado o ataque a uma van que faz o transporte intermunicipal de passageiros na Grande São Luís. O ataque ao veículo aconteceu na Estrada de Panaquatira e a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local. Em nenhuma dessas últimas ocorrências houve registro de feridos.

No fim da manhã de ontem foram apresentados na Seic nove, pessoas entre maiores e menores, como sendo os responsáveis pelos últimos ataques registrados na região metropolitana. De acordo com o delegado Thiago Bardal, responsável pela superintendência 93 pessoas já foram conduzidas para a delegacia acusadas dos crimes, sendo 66 maiores e 27 menores. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.