Alto índice

Trotes atrapalham apuração do Ciops e Corpo de Bombeiros

Notícias falsas propagadas na internet, nos últimos dias, têm comprometido o trabalho da polícia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Central de Videomonitoramento do Ciops, que vem recebendo muitos trotes
Central de Videomonitoramento do Ciops, que vem recebendo muitos trotes (Ciops)

Além de conter a onda de ataques a coletivos na cidade, os órgãos de segurança pública estão enfrentando dificuldades para atender às chamadas de possíveis ocorrências, em virtude da grande ocorrência dos chamados trotes (falsos alertas). De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, além das chamadas recebidas pelo Ciops para controles de incêndio em coletivos, houve ainda alto índice de trotes.

Até sexta-feira, 30, os bombeiros ainda não tinham um levantamento preciso sobre o número de ocorrências falsas recebidas pela central de atendimento. “Muitas vezes, são pessoas que estão para fazer algo para atrapalhar o nosso serviço. Outras vezes, são pessoas que recebem informações de terceiros e simplesmente, por inocência, repassam para nós”, disse o responsável pelo setor de comunicação do Corpo de Bombeiros do Maranhão, capitão Lisboa.

Para facilitar o serviço dos bombeiros, é feito um trabalho de orientação com os atendentes para o reconhecimento, de imediato, de um trote. “Às vezes, pelo tom da voz, ou mesmo pelo fato do local da ocorrência, é possível saber se é um trote ou não. No entanto, é preciso deixar claro que, por via das dúvidas, se há uma equipe dos bombeiros próxima do local da possível ocorrência, é feita a averiguação para saber se trata de algo verdadeiro ou não”, disse o capitão.

Os bombeiros orientam ainda que o telefone para chamada de ocorrência é o 193. Nas redes sociais, também são comuns as mensagens que “viralizam” na web de supostos casos de vandalismo na cidade. Na tarde de sexta-feira, 30, por exemplo, começou a ser divulgada uma informação sobre um atentado a um posto de gasolina na região da Forquilha, fato este prontamente desmentido pelas autoridades.

Mais boatos
Outra mensagem que chamou a atenção, nas últimas horas, foi uma suposta convocação para que pessoas se dirigissem até o km zero da BR-135 com galões de combustível para atear fogo em veículos. Áudios de supostos membros de grupos criminosos também têm sido repassados para vários aparelhos celulares.

Ainda na sexta-feira, 30, houve um boato nas redes sociais sobre um possível incêndio na escola pública municipal Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco. O Estado constatou, no local, que não se passava de um trote naquele momento.

Orientação da SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo WhatsApp (98) 991634899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com
todos os sistemas operacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.