Eleição 2016

Pleito terá segurança reforçada e urnas escoltadas pela polícia

Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) mudou logística para as eleições deste domingo, 2, quando 52 municípios do estado, incluindo São Luís, receberão tropas federais para auxiliar o trabalho da Polícia Militar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Militares do Exército permanecerão na capital para auxiliar trabalho da Polícia Militar durante as eleições
Militares do Exército permanecerão na capital para auxiliar trabalho da Polícia Militar durante as eleições

Os ataques ocorridos nos últimos dias em São Luís levaram o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) a repensar a segurança nas eleições deste domingo, 2, na capital maranhense. As mudanças foram anunciadas na manhã desta sexta, 30, em entrevista coletiva. Para começar, São Luís é um dos 52 municípios que receberão tropas federais durante o pleito. Além disso, a distribuição das urnas, que deveria ter ocorrido nesta sexta, será realizada neste sábado, 1º, com escolta policial.

As tropas federais vão auxiliar o trabalho da Polícia Militar. Assim, os soldados do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) permanecerão na capital, sendo auxiliado por mais 500 homens da Aeronáutica, sediados em São Luís e Alcântara.

De acordo com o desembargador Lourival Serejo, presidente do TRE-MA, os soldados das tropas federais deverão trabalhar para garantir a segurança nos locais de votação, enquanto as outras forças policiais envolvidas no processo, Polícia Federal Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, atuarão nas outras frentes.
Em todo o Maranhão, 52 municípios vão receber 850 militares federais e 82 viaturas. Outros 400 homens da Polícia Federal também serão destacados para atuar nos municípios, além de todo o efetivo das Polícias Militar e Civil.

“Estamos preparados para uma eleição tranquila. Os últimos acontecimentos não perturbarão o pleito”, afirmou Lourival.

Além disso, um Gabinete de Segurança, composto pelo desembargador Raimundo Barros e oficiais do Exército, PM e Corpo de Bombeiros, já está funcionando permanentemente no TRE, para acionar as forças de prontidão, em caso de necessidade. “O gabinete tem trabalhado para levar segurança ao eleitor e ao mesário”, afirmou o comandante do 24º BIL, tenente-coronel Frederico Azevedo Pires.

O corregedor do TRE, e coordenador do Gabinete de Segurança institucional das eleições 2016, desembargador Raimundo Barros, ressaltou que o planejamento das eleições já está todo pronto, mas estes atentados se tornaram um fato novo dentro deste trabalho. Por isso foi necessário reorganizar alguns detalhes, como a distribuição das urnas, que devem sair somente deste sábado do Fórum em São Luís, e o envio das tropas federais para as cidades em que o TSE determinou o apoio.


Tropas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), os 52 municípios do Maranhão que receberão apoio de tropas federais têm histórico de ocorrências, tumultos e manifestações de desordem com o único objetivo de prejudicar o andamento da eleições e gerar um ambiente de insegurança institucional.

No começo de setembro, o TRE solicitou reforço. Na noite de terça-feira, 27, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para 45 cidades. Na quinta-feira, outras cinco cidades, incluindo São Luís, foram acrescentadas à lista.

De acordo com o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, tenente coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, as tropas começam a chegar neste sábado, 1º, nas cidades determinadas pelo TSE e permanecem até a segunda-feira, 3, um dia após as eleições.


[e-s001]

Urnas serão escoltadas até locais de votação

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito deste domingo, 2, deveriam ter sido despachadas para os locais de votação na sexta-feira, 30, mas o trabalho só será feito neste sábado, 1º. Mas os atentados ocorridos na noite de quinta-feira, 29, em São Luís, fizeram o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) rever a logística de distribuição do material.

Por conta da mudança, na manhã da sexta-feira, dezenas de caminhões dos Correios, empresa responsável pela logística das eleições, estavam parados no depósito do Fórum Eleitoral, no Anel Viário.

Segundo o corregedor-geral do TRE, desembargador Raimundo Barros, uma reunião com o gabinete de segurança das eleições, realizada na manhã de ontem, definiu que os caminhões iriam sair das dependências do fórum apenas com escolta. Homens da Polícia Militar, Bombeiros e Exército estão sendo mobilizados para realizar o serviço.

A previsão era que até as 18h deste sábado todas as seções estejam devidamente montadas. A ideia é que elas fiquem o mínimo de tempo possível nesses pontos, apenas o tempo suficiente para o pleito. O objetivo é evitar possíveis ataques e danos aos equipamentos e também ao processo eleitoral como um todo.

A Polícia Militar e o Exército também deverão permanecer nos locais de votação, em todo o estado para garantir tranquilidade e segurança dos cidadãos na hora do voto.

Mudança de seções

Duas escolas que foram atacadas na noite de quinta-feira, a UEB Prof Carlos Saads, na Vila Mauro Fecury I, e a Darcy Ribeiro, no Sacavém, tiveram algumas seções modificadas.

As cinco seções da Carlos Saads (132, 149, 162, 177 e 189) passaram para a UEB Sidney Castelo Brando Furtado, na Vila Ariri.

As duas seções da Darcy Ribeiro foram para o jardim de infância que funciona no mesmo prédio.

Os 52 municípios que terão tropas federais

1 - Amarante do Maranhão
2 - Araióses
3 - Água Doce do Maranhão
4 - Arame
5 - Bacuri
6 - Barra do Corda
7 - Benedito Leite
8 - Bequimão
9 - Bom Lugar
10 - Buriti
11- Buriticupu
12 - Bom Jesus das Selvas
13 - Cajari
14 - Carolina
15 - Codó
16 - Coelho Neto
17 - Coroatá
18 - Cururupu
19 - Dom Pedro
20 - Fernando Falcão
21 - Guimarães
22 - Lago da Pedra
23 - Matinha
24 - Olinda Nova do Maranhão
25 - Mirador
26 - Sucupira do Norte
27 - Passagem Franca
28 - Buriti Bravo
29 - Penalva
30 - Pinheiro
31 - Pedro do Rosário
32 - Presidente Sarney
33 - Santa Helena
34 - Turilândia
35 - Santa Luzia
36 - Santa Luzia do Paruá
37 - Santa Rita
38 - São Raimundo das Mangabeiras
39 - Sambaíba
40 - São Vicente Férrer
41 - Tuntum
42 - Tutóia
43 - São Mateus
44 - Monção
45 - Chapadinha
46 - São Luís
47 - São José de Ribamar
48 - Paço do Lumiar
49 - Raposa
50 - São Domingos do Maranhão
51 - Vitorino Freire
52 - Santa Inês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.