Incêndios

Escolas viram alvos da ação dos criminosos

Espaços seriam locais de votação e, por conta dos ataques, as seções eleitorais foram transferidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Sala da UEB Darcy Ribeiro ficou completamente queimada após ato
Sala da UEB Darcy Ribeiro ficou completamente queimada após ato (ESCOLA COROADINHO )

Na empreitada dos criminosos na Região Metropolitana de São Luís, nem mesmo as escolas foram poupadas. Algumas unidades de ensino tiveram as salas de aula incendiadas durante ataques registrados no fim da noite de quinta-feira, 29, e madrugada de sexta-feira, 30.

Uma das escolas atingidas foi a Unidade de Educação Básica (UEB) Professor Carlos Saads, localizada na Vila Mauro Fecury I, na área Itaqui-Bacanga. O ataque foi registrado na madrugada de sexta e deixou cerca de três salas de aula completamente destruídas.

Além disso, parte do teto da escola desabou por causa das chamas, causando ainda mais prejuízos. Os moradores das proximidades ainda estavam bastantes assustados com o ataque e se recusavam a comentar o assunto.

A escola seria um dos locais de votação neste domingo. Por causa dos ataques as cinco seções eleitorais (132, 149, 162, 177 e 189) foram transferidas para a UEB Cônego Sidney Castelo Branco Furtado, localizada na Vila Ariri, também na área Itaqui-Bacanga.

Outra escola atacada foi a UEB Darcy Ribeiro, localizada na Avenida dos Africanos, no bairro Sacavém. Apenas uma sala foi atingida pelos criminosos. No entanto, esse espaço ficou completamente destruído, com cadeiras e o quadro queimados. O teto da sala de aula também desabou e, para que os bombeiros pudessem entrar e controlar as chamas, eles tiveram que quebrar parte do teto das salas vizinhas.

A UEB Darcy Ribeiro também é um local de votação neste domingo. As duas seções eleitorais que funcionam na unidade de ensino foram transferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o jardim de infância da mesma escola.

Na manhã de sexta-feira, o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, esteve na Darcy Ribeiro acompanhando os trabalhos da perícia criminal e os serviços de reparo. Ele afirmou que ainda na sexta a reforma da escola seria iniciada e feita por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação do Estado e Município. “As crianças não vão ficar sem aula por conta disso. Já estamos com a engenharia trabalhando. Infelizmente, assistimos a essa barbárie, em que nem mesmo as escolas são respeitadas”, disse.

Outra escola que foi alvo da ação dos criminosos foi a UEB Rubem Almeida, localizada na Rua da Mangueira, no Coroadinho. O caso aconteceu no fim da manhã de sexta-feira. As chamas não se propagaram e os criminosos fugiram.

Na tarde de sexta-feira, 30, um terceiro local de votação foi atacado. Desta vez foi o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Residencial Nova Terra. A confirmação foi da Prefeitura de São José de Ribamar.

Nota
Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís informou que está trabalhando em conjunto com o Governo do Estado para garantir a integridade da população e do patrimônio público, com ações que incluem escolta policial em todos os veículos em circulação, a partir das 16h e disponibilização de todo o efetivo da Guar­da Municipal para reforçar a segurança nos terminais de integração - um trabalho conjunto com a Polícia Militar.

Alvejados

Não apenas as escolas foram alvo da ação dos criminosos. A agência Tirirical do Banco do Brasil, localizada na Avenida Guajajaras teve as portas de vidro alvejadas por criminosos na madrugada de sexta-feira. Durante a manhã funcionários estavam trabalhando na colocação de tapumes em frente à agência.

Na Vila Ariri, no Itaqui-Bacanga, um ônibus que presta serviço para a Vale também foi incendiado, segundo a Polícia Militar. O ataque foi próximo ao cemitério São Raimundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.