Barbárie e falta de foco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Os ataques a ônibus, escolas e veículos de empresas concessionárias de serviços públicos aumentaram de forma assustadora desde a última quinta-feira, 29, diante de uma espécie de indiferença dos agentes dos governos estadual e municipal.
Foram diversas queimas de ônibus, ataques a escolas e incêndio de veículos menores, enquanto o governador Flávio Dino (PCdoB), seu principal auxiliar de governo, Márcio Jerry, e boa parte de seu staff faziam cálculos para saber quais de seus aliados no interior teriam chances de se eleger neste domingo.
Ainda na tarde de quinta-feira, os governistas usavam o Twitter para atacar adversários - em São Luís e no interior -, enquanto criminosos divulgavam em redes sociais e aplicativos de celular que iriam “tocar o terror” à noite. E de fato, tocaram, diante de um Sistema de Segurança incapaz de impedir o medo.
E nem o terror da noite fez a dupla Flávio Dino e Jerry mudar seus planos de poder político. Na manhã de ontem, eles já anunciavam nas redes sociais presença na região do Sertão Maranhense, em eventos eleitorais de candidatos do PCdoB. E o terror continuava a dominar a capital.
Em São Luís, a falta de foco deu lugar à omissão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT). Geralmente distante quando o assunto é queima de ônibus, ele manteve a rotina por toda a manhã, sem qualquer manifestação pública a respeito dos problemas no sistema de transportes sob sua responsabilidade.
Edivaldo foi, aliás, o único dos candidatos a prefeito que ignorou os ataques durante o debate na TV Mirante. Só após cobrança em blogs, ele se manifestou, dizendo ter participado de uma reunião com o governo, na manhã de ontem. E só.

E a conta?
No total, foram 26 ataques, entre a noite de quinta-feira e a de ontem, em toda região de São Luís.
Queimaram-se 16 veículos, entre ônibus, caminhões e carros, cinco escolas, sendo uma creche, e um posto de saúde.
Em todas as situações, de uma forma ou de outra, o cidadão de bem é quem acabará pagando a conta.

Coincidências
Coincidência ou não, a relação entre política e atividades criminosas a partir de Pedrinhas começou nas eleições de 2012, com a tal Milícia 36, no pleito que elegeu Edivaldo Júnior (PDT).
Em 2014, os ataques a ônibus entraram no cenário, desgastando o então governo estadual e levando à eleição de Flávio Dino (PCdoB).
E retornam em 2016, e exatamente durante um pleito eleitoral que tem os dois personagens como protagonistas da campanha.

Contradição
Em 2014, o governador Flávio Dino entrou na Justiça contra jornalistas que chegaram a escrever que sua candidatura se beneficiava com crimes que vinham sendo cometidos em São Luís.
Dois anos depois, o mesmo Dino e seu grupo decidiram achar um culpado pelos ataques a ônibus e também a escolas.
Segundo os comunistas, os ataques têm motivação eleitoral para tentar prejudicar o candidato do Palácio dos Leões. Discurso inverso ao do pleito passado.

Atletas no páreo
Pelo menos três atletas famosos estarão no páreo, neste domingo, por um lugar na Câmara Municipal: China (PSL), do handebol, Arlindo Maracanã (PTC), do futebol, e Iziane (PSL), do basquete.
Após conquistar a Liga de Basquete Feminino de 2016, Iziane sonha agora vencer o desafio das urnas. E se diz confiante.
Para encestar mais essa vitória na carreira, ela afirma contar com a adesão de desportistas, atletas e admiradores do basquete, além de moradores da Liberdade, seu bairro do coração.

Positiva
Após bom desempenho no debate da TV Mirante, o vereador Fábio Câmara (PMDB) mostrou-se satisfeito.
- Fiz minha parte e confio no eleitor - disse à coluna o candidato da coligação “Coragem para fazer”.
O peemedebista diz que espera ter subido alguns pontos após o embate cara a cara com os adversários.

Sem saques
O juiz Marcelo Santana, responsável pelas eleições em Lago da Pedra, Lago do Junco, Lagoa Grande e Lago dos Rodrigues deu polêmica decisão nesta semana.
Limitou a R$ 100,00, por pessoa, por dia, o saque em todas as agências bancárias, nos Correios, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários dos quatro municípios.
O objetivo, argumenta, é impedir a compra de votos. Por isso, ele também bloqueou contas das quatro prefeituras até o término da eleição.

Canteiro
Adversários dos candidatos apoiados pelo Palácio dos Leões em Timon e Colinas foram surpreendidos na manhã de ontem.
Nos dois municípios, máquinas do Governo do Estado iniciaram o dia “derramando” asfalto por ruas das duas cidades.
Em ambos os centros, é questão de honra para os comunistas eleger, respectivamente, Luciano Leitoa (PSB) e Valmira Miranda (PDT).

E MAIS

• O movimento é incipiente ainda, mas já é possível perceber que o cidadão comum começa a demonstrar interesse em revidar os ataques.

• Os comunistas do Maranhão, que em 2014 foram acusados de usar ataques para se beneficiar eleitoralmente, agora fazem o mesmo contra adversários.

• Enquanto seus maridos ordenavam ataques a escolas e ônibus, esposas de membros das facções buscavam ajuda da imprensa para denunciar maus-tratos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.