Segurança

Ônibus circulam com escolta da polícia em vias de São Luís

Segurança foi reforçada principalmente nos pontos finais dos coletivos em bairros para evitar ataques

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Policiais militares reforçam a segurança em ponto final de ônibus
Policiais militares reforçam a segurança em ponto final de ônibus (Escolta em ônibus)

A Polícia Militar começou a realizar, na quarta-feira à noite, escolta nos ônibus de São Luís. A ação foi motivada após o incêndio de dois coletivos ocorridos na terça-feira, e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ter prometido, em reunião com empresários e motoristas, que reforçaria a segurança pública para evitar esse tipo de ação.

Durante toda a noite, as viaturas acompanharam alguns coletivos em determinados trajetos, considerados mais críticos e também realizaram o monitoramento nos pontos finais, além de fazer a revista no interior dos coletivos.“Esse trabalho de contenção vai durar enquanto for necessário. Estamos executando todas as medidas necessárias. A polícia não vai baixar a guarda”, afirmou o coronel José Frederico Pereira, comandante da Polícia Militar do Maranhão, em nota.

Segundo o Major Airton Fontinelle, do 8º Batalhão, todas as áreas estão cobertas por viaturas. Somente o 8º batalhão está acompanhando 18 pontos, e, se for necessário, homens que estão de folga serão chamados para compor o efetivo de monitoramento.

De acordo com a SSP, além da escolta e do monitoramento nos pontos finais dos ônibus, as operações que já estão em vigor seguem em execução pela PM para conter a criminalidade e o ataque contra o transporte público.

Integram o trabalho, o policiamento Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal e o grupamento de segurança da Prefeitura de São Luís. “Cada efetivo age com sua medida de intervenção e a Guarda Municipal também compõe um grupamento de Segurança. Eles são apoio em pontos estratégicos para acionar as Forças Armadas do Estado e assim impedir os atos criminosos”, explicou o secretário Jefferson Portela, em entrevista na quarta-feira.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão, Isaías Castelo Branco, afirmou que enquanto houver a garantia de segurança dos trabalhadores, as atividades dos rodoviários serão mantidas de forma integral, sem recolhimento ou diminuição da frota.

Atentados

Na noite de terça-feira, um grupo de aproximadamente 10 homens ateou fogo em um ônibus na Vila Conceição, na área do Coroadinho. Na mesma noite, um segundo veículo foi queimado no Tibiri e outro veículo sofreu uma tentativa de ataque no Bairro de Fátima. Segundo a Polícia Militar, nenhum passageiro ficou ferido.

Neste ano, 15 ônibus já foram queimados em São Luís. Os ataques de terça-feira foram a segunda ocorrência no mês de setembro. No dia 12, um bando composto por oito criminosos assaltou e ateou fogo em um ônibus da linha Caratatiua durante a tarde, na Avenida Kennedy, no Bairro de Fátima.

A ação resultou em três pessoas feridas: a cobradora do ônibus, Benedita dos Santos Almeida, de 47 anos, que sofreu queimaduras de 1º e 2º grau; o motorista Edvaldo Pinheiro, de 60 anos, com ferimento na perna, e o passageiro Joanilton Madeira Viegas, de 32 anos.

Em 19 de maio deste ano, um ônibus da linha Jardim Tropical sofreu tentativa de depredação e um veículo da linha Liberdade foi incendiado. Esse mesmo mês registrou 12 ataques em quatro dias, sendo o último no dia 22, domingo, quando um ônibus da linha Alto do Turu foi atacado.

Números

15

Ônibus já foram incendiados neste ano em SL

19

Ataques a coletivos foram registrados em apenas quatros dias de maio deste ano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.