Importância do voto

Estudantes de escola comunitária participam de eleição simulada

Objetivo do pleito, realizado ontem pela Escola Comunitária São Lázaro, foi mostrar a importância e o poder do voto, conscientizando as crianças; houve pleito simulado para prefeito e vereadores

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Estudante vota em urna de eleição simulada na escola São Lázaro
Estudante vota em urna de eleição simulada na escola São Lázaro (Escola São Lázaro)

A escola comunitária São Lázaro, localizada no bairro Santa Clara, deu uma lição de cidadania ao ensinar de forma prática, aos seus alunos, a importância do voto. Durante todo o dia de ontem, a administração da unidade de ensino realizou uma eleição simulada, que contou com a participação dos alunos de 5 a 12 anos de idade.

No pleito simulado os estudantes foram, ao mesmo tempo, eleitores e candidatos. As salas de aula viraram seções eleitorais, com mesas de votação, cabina e urnas feitas artesanalmente. O voto era dado a candidatos também fictícios. “A importância do ato é justamente ensinar, desde cedo, sobre o poder do voto. É educar nossas crianças para que saibam que são elas as detentoras do destino de sua cidade, de seu estado e seu país”, disse a professora Francilene Feitosa e uma das integrantes da direção da escola.

No fim da tarde de ontem, após a votação, que aconteceu das 8 às 17h, como no pleito tradicional, foi feita uma “apuração” também simulada. Em seguida, ocorreu o anúncio dos vencedores. “É um exercício simples, porém eficaz de cidadania. Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado final, não somente nas urnas, como também da aceitação dos alunos”, analisou a professora Francilene Feitosa.

Alunos que se transformaram em candidatos na eleição simulada da escola também gostaram do exercício. “Eu gostei. Disse para a minha mãe que seria a prefeita de minha escola”, disse a estudante Beatriz de Lima, de 4 anos, e “candidata” à prefeita da escola comunitária.

O “candidato” a vereador, Alan Vinícius, de 7 anos, disse que poderia até virar político, quando crescer. “Quero ser médico, mas também quero ser vereador de minha cidade pra fazer as melhores coisas para todos”, afirmou.

Mais
Esta foi a primeira vez que a escola comunitária São Lázaro realizou uma eleição simulada com os próprios alunos. De acordo com a direção da unidade de ensino, o projeto deverá se estender para os próximos pleitos. “ Vamos ainda estender as noções de eleição para outros períodos do ano”, disse Francilene Feitosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.