Campanha

Comarca de Itapecuru-Mirim adere ao “Setembro Amarelo"

Com o tema “O valor da vida”, ação de valorização da vida e prevenção ao suicídio é promovida pelo TJMA; Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) participa da iniciativa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Itapecuru-Mirim

A Comarca de Itapecuru-Mirim aderiu à campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio, promovida pela Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF) do Tribunal de Justiça do Maranhão. O evento de adesão ocorreu na terça-feira, 27.

Com o tema “O valor da vida”, as ações tiveram o apoio da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e da Unidade Prisional de Recuperação do município. Os eventos ocorreram na sede da APAC e na UPR, reunindo cerca de 50 pessoas, incluindo autoridades, servidores e internos dessas unidades. Os participantes foram recepcionados com folders, cartazes e com um laço amarelo.

A juíza da comarca, Mirella Freitas, ressaltou a importância da temática e destacou a iniciativa do Poder Judiciário em promover o bem-estar social da população carcerária, bem como o trabalho levado à frente pelo desembargador Froz Sobrinho, Coordenador-Geral da UMF.


Palestra
Durante a ação, o psicólogo Paulo Siqueira Rodrigues, da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF) do TJMA, proferiu as palestras sobre a temática “A vida vale mais”, acerca de experiências vividas ao longo da vida dos internos e demais participantes, com destaque para as experiências da infância.

Rodrigues destacou, ainda, a importância da valorização da história de vida de cada pessoa, para que consigam superar traumas e se posicionar com mais leveza diante dos problemas existenciais.

A campanha “Setembro Amarelo” deve ser adotada de forma permanente pela UMF, que protagonizou em sua programação a assinatura de um protocolo de intenções com parceiros institucionais públicos e privados, cujo objetivo principal é a criação de uma rede de prevenção ao suicídio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.