Prevenção

Passageiros de trem são alvos de ação de saúde em Açailândia

As atividades incluíram testagens, atendimento médico e dicas sobre cuidados com a saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Testagem foi um dos atendimentos prestados no Estação Saúde
Testagem foi um dos atendimentos prestados no Estação Saúde (trem da Vale)

AÇAILÂNDIA - Cerca de 1.800 pessoas receberam assistência e orientações de saúde dentro do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Além das atividades de conscientização, foram realizados quase 500 atendimentos diretos à população. A ação faz parte da 7ª edição do programa Estação Saúde, fruto de uma parceria da Fundação Vale e Vale com a Secretaria de Estado da Saúde.

As atividades incluíram testagens, atendimento médico, ações lúdicas como encenações teatrais e apresentação de filmes, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre saúde bucal, saúde da mulher e do homem.

A Estação Saúde foi bem recebida pelos passageiros. "Levar informação a todos os públicos, num ambiente inusitado como o trem, é muito importante porque as pessoas passam a ter mais informação, conseguem se prevenir melhor das doenças e até recebem aconselhamento posterior, quando recebem o resultado dos exames feitos aqui", disse Claudiana Silva, que viajava de São Luís a Açailândia no dia ação. A filha de dela, Ana Clara, reforçou a opinião da mãe. "Eu gostei muito das informações que as pessoas deram sobre como escovar os dentes. Também gostei dos exames para as pessoas saberem se estão bem de saúde ou não e também gostei das animações do palhaços", comentou Ana Clara.

Mais

Para realizar os atendimentos, dois vagões foram adaptados e uma equipe de 31 profissionais de saúde do estado realizam as atividades. Somadas as seis edições que já foram realizadas na EFC, a Estação Saúde já atingiu quase 12 mil pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.