São Cosme e São Damião

Doces de São Cosme e Damião atraem crianças em bairros

Tudo teve início no século III, quando Cosme e Damião, irmãos gêmeos filhos de uma família nobre, começaram a usar a medicina para curar as pessoas mais pobres da Arábia. Na Igreja católica o Dia de São Cosme é Damião é comemorado no dia 26 de setembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
As crianças acordaram cedo ontem e não se intimidaram para buscar saquinhos de bombons
As crianças acordaram cedo ontem e não se intimidaram para buscar saquinhos de bombons (Crianças)

Uma antiga tradição ainda mantida por moradores de diversas cidades brasileiras a alegria da garotada, todo dia 27 de setembro. O Dia de São Cosme e Damião. Quem nunca acordou cedo e foi para a rua ganhar essas guloseimas?

O tempo fez com que esse costume se perdesse, mas “os mais antigos” ainda possuem o hábito de doar saquinhos de balas para crianças, seja por gosto ou promessa. E São Luís é dessas cidades que mantêm vivo esse costume. Ontem, quando foram celebrados os santos, o dia foi de muita correria e gritaria de crianças pelas ruas da capital, que saíram de casa em casa em busca das guloseimas.

Tudo teve início no século III, quando Cosme e Damião, irmãos gêmeos filhos de uma família nobre, começaram a usar a medicina para curar as pessoas mais pobres da Arábia. Na Igreja católica o Dia de São Cosme é Damião é comemorado no dia 26 de setembro. Já nas religiões afro-brasileiras no dia 27, e em 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.

E há quase 20 anos, o dia 27 de setembro é movimentado na casa de Maria Benedita Veloso Pacheco, a dona Bibi, como é conhecida carinhosamente na Rua do Norte, centro de São Luís, onde mora. “Eu passo o dia inteiro distribuindo doces, mingau, refrigerante e bolo para as crianças. Às vezes, até no dia seguinte ainda tem menino na minha porta em busca dos bombons”, contou.

Mas a alegria das crianças que saem da casa de dona Bibi é fruto também de muito trabalho para toda a família e amigos que a ajudam. A preparação da festa leva cerca de três semanas. “Como a festa cresceu muito, a gente entrega cartões para as crianças do bairro. Já na entrega de cartões elas fazem uma algazarra. No dia, elas vem aqui com o cartão e pegam os doces delas. Mas eu sempre deixo uns bombons reservados para quem não pegou cartão”, contou dona Bibi que prepara 200 kits com balas, mingau, refrigerante, pipoca, bolo e geladinho. “Estes 200 são da minha obrigação, mas eu deixo mais uns 150 para dar para outras crianças que aparecem por aqui”, contou.

Festa cresce

Na Liberdade, a festa foi a feita por Rosa Maria Barbosa, na Rua Martins Costa. A primeira vez que Rosa Maria Barbosa distribuiu bombons para crianças a celebração teve apenas dois quilos de guloseimas e uma panela de mingau. Ontem, quando ela comemorou 37 anos do pagamento da promessa faltava espaço na casa dela para os bolos, doces, bombons e outros quitutes que ela, com a ajuda de amigos e familiares, preparou.

Em meio a tudo isso, dezenas de crianças se preparavam para um cortejo pelas ruas do bairro enquanto caixeiras do Divino Espírito Santo ensaiam cânticos religiosos. “A gente faz uma procissão no fim da tarde, depois temos a ladainha e a entrega dos doces para as crianças”, informou. Este ano, ela preparou doces para pelo menos 180 meninos e meninas.

Segundo Rosa Maria Barbosa, a festa fica maior a cada ano e continuará assim. “Eu tenho 57 anos e enquanto vida eu tiver vou pagar minha promessa para os meus santos. Para mim é um prazer arrumar toda essa festa e a cada ano eu tento fazer algo de diferente e graças a Deus tem dado certo. Quando comecei tinha dez crianças na minha casa”, disse a dona de casa.

Mais

Festa em homenagem aos santos gêmeos

No dia 27 de setembro é realizada no Brasil a festa em homenagem aos santos gêmeos Cosme e Damião. Igrejas e templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos. Acredita-se que os gêmeos, conhecidos como “amigos das crianças”, teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. Os santos são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”. O culto aos gêmeos mártires foi trazido para o Brasil em 1530 e tornaram-se padroeiros de Igarassu, em Pernambuco. No Nordeste brasileiro passaram a ser invocados para afastar o contágio de epidemias. Os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os orixás Ibejis em um sincretismo religioso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.