Eleições 2016

Difusora cancela debate; Mirante faz o seu amanhã

Direção da TV Difusora argumentou que não havia tempo hábil para refazer a estrutura montada para a participação de somente quatro candidatos

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

A decisão judicial favorável ao candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), obrigando a TV Difusora a inseri-lo no debate que seria realizado pela emissora, acabou levando ao cancelamento do evento. Essa decisão judicial deixou o alerta ligado em relação ao debate que a TV Mirante tem programado para realizar amanhã.

O debate da TV Difusora estava programado para acontecer com quatro candidatos à Prefeitura de São Luís: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Eliziane Gama (PPS), Fábio Câmara (PMDB) e Wellington do Curso (PP). Esses candidatos pertencem a partidos maiores que tem representatividade na Câmara Federal superior a 9 parlamentares.

Eduardo Braide entrou com ação solicitando que fosse autorizada a participação dele no debate, o que foi concedida, na segunda-feira, 26, pelo membro da Corte Eleitoral, Eduardo Moreira.

A decisão judicial iria ser cumprida, segundo informou o diretor de Jornalismo da TV Difusora, Tiago Soares. Segundo ele, desde o momento que a decisão foi comunicada a direção, a emissora passou a trabalhar para que o debate fosse realizado com os cinco candidatos.

No entanto, segundo Soares, não havia tempo hábil para reestruturar o debate.

“Nós marcamos a reunião para acelerar todo o processo e assim cumprir a determinação judicial. Só que visto todo o processo que tínhamos que fazer, percebemos que era inviável. E nós não estamos falando em colocar uma placa ou uma cadeira no estúdio. O problema é a estrutura que estava feita que foi para quatro candidatos. Estamos falando de tempo. Tínhamos o cálculo correto dentro do tempo que nos foi dado pelo SBT. E depois de rever toda a estrutura montada, percebemos que não havia tempo hábil para fazer isso e ainda homologar no TRE. Além disso, se fizéssemos, entregaríamos algo para quem mais interessa que é o telespectador, o eleitor que não teria qualidade”, afirmou Tiago Soares.

Mirante – O debate da TV Mirante está marcado para acontecer amanhã. A participação dos candidatos está condicionada a pesquisa do Instituto Ibope que será divulgada hoje no JMTV 2ª Edição. Além, claro, da participação dos quatro candidatos de partidos com representatividade na Câmara Federal com mais de 9 parlamentares.

Com a divulgação da pesquisa Ibope, então, podem participar mais de quatro candidatos.

Sobre a possibilidade de uma ação judicial para que candidatos possam participar do debate fora da regra estabelecida baseada nos número do Ibope, o diretor de Jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, disse que acredita ser pouco provável que ocorra uma ação judicial que possa levar ao cancelamento do debate.

Isso porque foi feita uma reunião semana passada com todos os representantes de candidatos que concordaram com as regras.

“Todos os representantes dos candidatos tomaram conhecimento das regras e assinaram um documento que foi homologado no TRE. Isso demonstra que todos concordaram com as regras”, afirmou Prado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.