Rio Anil sem ônibus

Comunidade Rio Anil está sem linha de ônibus

Linha de transporte coletivo que servia a localidade teve itinerário mudado e sem aviso aos usuários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Ônibus da Vila Palmeira deixou de circular nas ruas do Rio Anil
Ônibus da Vila Palmeira deixou de circular nas ruas do Rio Anil (Ônibus)

Moradores da comunidade Rio Anil, localizada entre os bairros Vila Palmeira e Bequimão, reclamam da mudança do itinerário das duas linhas de ônibus que atendiam à localidade. A mudança ocorreu na sexta-feira, dia 23, e sem aviso prévio. Agora os usuários do transporte coletivo precisam caminhar até o ponto final das linhas do bairro Vila Palmeira para pegar o transporte. Insatisfeitos, eles cobram o retorno do trajeto feito pelas linhas e ameaçam fazer uma manifestação se não tiverem a reivindicação atendida.

A comunidade Rio Anil não têm uma linha de ônibus própria, por isso os moradores utilizam as linhas que atendem aos dois bairros dos quais são vizinhos, Bequimão – cujas linhas são Bequimão/Ipase e Bequimão/São Francisco - e Vila Palmeira – cujas linhas são Vila Palmeira/Deodoro e Vila Palmeira/Beira-Mar. As linhas do bairro Bequimão circulam pelo Ipase, Alemanha e São Francisco, por isso, quem mora no Rio Anil e precisava se descolar para áreas como Jordoa, João Paulo e adjacências utilizava as linhas da Vila Palmeira, que até a sexta-feira circulavam até as ruas da comunidade.

Mas com a mudança no itinerário agora os moradores precisam andar até o ponto final da Vila Palmeira, na Rua Eucalipto. “Antes, os dois ônibus da Vila Palmeira saiam do ponto final, vinham até as ruas do Rio Anil e voltavam para a Vila Palmeira para seguirem o restante do seu itinerário. Agora, eles descem só até o ponto final do Bequimão, que fica bem perto do ponto final da Vila Palmeira, fazem o retorno e vão embora”, reclama a dona de casa Maria Francisca Ribeiro, que mora na Rua 12 do Rio Anil, uma das quais passavam os ônibus das linhas da Vila Palmeira.

Quem também está insatisfeita com a mudança de itinerário das linhas Vila Palmeira/Deodoro e Vila Palmeira/Beira-Mar é o comerciante Janilson dos Santos. “Era mais fácil para a gente quando as linhas passavam por aqui. Eles mudaram e nem avisaram aos moradores e à noite fica perigoso porque o trecho entre o ponto final da Vila Palmeira e Bequimão é bastante perigoso por causa dos assaltos”, afirmou.

A mudança, segundo os moradores, teria ocorrido após a troca da empresa de transporte que opera as linhas Vila Palmeira/Deodoro e Vila Palmeira/Beira-Mar. Antes, era a Viação Primor que atendia a área. Agora, é a Expresso Solemar. O Estado procurou o fiscal da empresa no ponto final das duas linhas, mas ele disse não estar autorizado a dar qualquer informação. Apenas disse que as linhas estão seguindo o percurso determinado e que não está havendo transtornos para os usuários da área.

A gestão do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís é de responsabilidade de Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que entre outras atribuições tem o poder de determinar o itinerário das linhas de ônibus bem como a criação ou extinção das linhas. O Estado entrou em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.