Este ano

Mais de 300 acidentes registrados nas rodovias estaduais em São Luís

Dados são da Polícia Militar e mostram que o trânsito em São Luís continua altamente perigoso. No domingo, um grave acidente foi registrado na Estrada de Ribamar, via essa campeã na quantidade de ocorrências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Operários reinstalam poste na Estrada de Ribamar onde ocorreu acidente domingo
Operários reinstalam poste na Estrada de Ribamar onde ocorreu acidente domingo (Operários)

Mais de 300 acidentes foram registrados nas estradas estaduais que cortam a Região Metropolitana de São Luís este ano. A grande quantidade de ocorrências mostra o trânsito na ilha continua altamente perigoso, deixando cada vez mais vítimas.

Uma das últimas ocorrências foi registrada na noite de domingo, dia 25, na MA-201 (Estrada de Ribamar). O acidente aconteceu por volta de 20h próximo a um shopping em que o condutor de uma caminhonete perdeu o controle do veículo que conduzia e colidiu violentamente com um poste de energia elétrica. As pessoas que estavam no carro foram socorridas e levadas para o Hospital de Urgência e Emergência Doutor Clementino Moura (Socorrão II).

O impacto da colisão foi tão forte que derrubou o poste e deixou o automóvel completamente destruído. Por causa do acidente, o trânsito ficou lento na via. Na manhã de ontem, ainda havia sinais do acidente com partes do veículos espalhados pelo chão e funcionários da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) colocando um novo poste no local.

Os dados da Companhia de Policia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) mostram que de janeiro até ontem foram registrados 307 acidentes nas vias estaduais que cortam a região metropolitana. A maioria das ocorrências (33%), aconteceu na Estrada de Ribamar, que contabilizou ao longo desse período 102 acidente.

Os dados da companhia mostram que 38 acidentes foram registrados na MA -202 (Estrada da Maioba); 24 foram registrados na MA-203; e 14 aconteceram na MA-204. As demais ocorrências foram registradas em outros trechos na capital maranhenses, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar que também são de responsabilidade da Polícia Militar (PM). As colisões, sejam elas laterais ou frontais, são os principais tipo de acidentes registrados.

Mortes

Em 11 anos, a quantidade de mortes em acidentes de trânsito aumentou 166% no Maranhão. Os dados são do Departamento de Informática do SUS (Datasus), vinculado ao Ministério da Saúde (MS) e mostram uma realidade assustadora.

Conforme mostram os dados do Datasus, no ano de 2003 foram registradas 664 mortes em acidentes de trânsito em todo o estado. Ao longo dos anos, esse quantitativo foi apenas aumentando, com exceção em três casos como de 2005 para 2006, quando a quantidade de mortes diminuiu de 897 para 832; de 2008 para 2009, quando houve uma diminuição de 1148 para 1130 mortes; e de 2012 para 2013, quando as mortes passaram de 1676 para 1576.

O ano de 2014 terminou com o registro de 1771 mortes em acidentes de trânsito conforme o levantamento feito pelo Datasus, o que representa uma aumento de aproximadamente 116% em relação ao ano de 2003, quando foram registradas 664 mortes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.